Os vereadores de Londrina, Chavão (Patriota), Mestre Madureira (PP) e Jessicão (PP), da Comissão Especial de Fiscalização da Sanepar, estiveram, na quarta-feira (27), na sede da Companhia de Saneamento do Paraná, em Curitiba, para tratar dos constantes problemas nos serviços prestados pela empresa em Londrina. Os vereadores foram recebidos pelo diretor-presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, diretores da companhia e representantes da Agepar, a agência estadual responsável por regular e fiscalizar serviços públicos que são repassados a terceiros pelo Governo do Paraná. Também participou do encontro o gestor do contrato firmado pela Prefeitura de Londrina com a Sanepar.
No encontro, os vereadores da comissão especial expuseram aos diretores da Sanepar e à Agepar a situação em que se encontra Londrina em relação aos serviços de recomposição de pavimentação após obras da companhia, com diversos casos de má execução e atrasos em relação aos prazos estabelecidos em contrato.
Segundo o presidente da Comissão Especial de Fiscalização da Sanepar, vereador Chavão, a presidência da Sanepar e a Agepar se comprometeram a vir para Londrina no próximo mês para uma nova reunião com os vereadores. “A palavra do presidente da Sanepar, o que ele nos passou, me deixou contente. Explicamos a ele sobre a nossa comissão, que já estamos na fase de relatoria e apresentamos tudo o que vamos colocar no relatório. Ele nos estendeu a mão e deu a palavra dele de que não vai medir esforços e fará uma força-tarefa para avançar com as prioridades na nossa cidade. Na segunda-feira eles terão uma reunião interna para que no dia 18 de outubro venham até Londrina, já com o modelo de trabalho que vão adotar, e também para mostrar os investimentos que têm para Londrina”, explicou.
Em Londrina, o Poder Executivo Municipal estabeleceu com o Governo do Paraná a gestão associada para o planejamento, a regulação, a prestação e a fiscalização dos serviços de água e esgoto. Além disso, em 2016, durante a gestão do prefeito Alexandre Kireeff, foi firmado um contrato entre o Município de Londrina e Sanepar com prazo de vigência de 30 anos.
Novo prazo
O Plenário da Câmara aprovou, nesta semana, requerimento de prorrogação, por mais 90 dias, dos trabalhos da Comissão Especial de Fiscalização da Sanepar. O prazo de entrega do relatório final passa para 18 de dezembro de 2023. A comissão foi criada em 28 de fevereiro e tem como objetivo fiscalizar o cumprimento do contrato firmado entre o Município de Londrina e a Companhia de Saneamento do Paraná, especificamente no que se refere à recomposição do asfalto e das calçadas após obras nas redes de água e esgoto.
Com informações da Câmara Municipal de Londrina.