Comissão Especial se reúne com presidente da Sanepar para tratar de problemas nos serviços da companhia em Londrina
Comissão Especial se reúne com presidente da Sanepar para tratar de problemas nos serviços da companhia em Londrina | © Imagem Ilustrativa/Sanepar

Os vereadores de Londrina, Chavão (Patriota), Mestre Madureira (PP) e Jessicão (PP), da Comissão Especial de Fiscalização da Sanepar, estiveram, na quarta-feira (27), na sede da Companhia de Saneamento do Paraná, em Curitiba, para tratar dos constantes problemas nos serviços prestados pela empresa em Londrina. Os vereadores foram recebidos pelo diretor-presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, diretores da companhia e representantes da Agepar, a agência estadual responsável por regular e fiscalizar serviços públicos que são repassados a terceiros pelo Governo do Paraná. Também participou do encontro o gestor do contrato firmado pela Prefeitura de Londrina com a Sanepar.

No encontro, os vereadores da comissão especial expuseram aos diretores da Sanepar e à Agepar a situação em que se encontra Londrina em relação aos serviços de recomposição de pavimentação após obras da companhia, com diversos casos de má execução e atrasos em relação aos prazos estabelecidos em contrato.

Segundo o presidente da Comissão Especial de Fiscalização da Sanepar, vereador Chavão, a presidência da Sanepar e a Agepar se comprometeram a vir para Londrina no próximo mês para uma nova reunião com os vereadores. “A palavra do presidente da Sanepar, o que ele nos passou, me deixou contente. Explicamos a ele sobre a nossa comissão, que já estamos na fase de relatoria e apresentamos tudo o que vamos colocar no relatório. Ele nos estendeu a mão e deu a palavra dele de que não vai medir esforços e fará uma força-tarefa para avançar com as prioridades na nossa cidade. Na segunda-feira eles terão uma reunião interna para que no dia 18 de outubro venham até Londrina, já com o modelo de trabalho que vão adotar, e também para mostrar os investimentos que têm para Londrina”, explicou.

Em Londrina, o Poder Executivo Municipal estabeleceu com o Governo do Paraná a gestão associada para o planejamento, a regulação, a prestação e a fiscalização dos serviços de água e esgoto. Além disso, em 2016, durante a gestão do prefeito Alexandre Kireeff, foi firmado um contrato entre o Município de Londrina e Sanepar com prazo de vigência de 30 anos.

Novo prazo

O Plenário da Câmara aprovou, nesta semana, requerimento de prorrogação, por mais 90 dias, dos trabalhos da Comissão Especial de Fiscalização da Sanepar. O prazo de entrega do relatório final passa para 18 de dezembro de 2023. A comissão foi criada em 28 de fevereiro e tem como objetivo fiscalizar o cumprimento do contrato firmado entre o Município de Londrina e a Companhia de Saneamento do Paraná, especificamente no que se refere à recomposição do asfalto e das calçadas após obras nas redes de água e esgoto.

Com informações da Câmara Municipal de Londrina.