Comitês de bacias deliberam nesta semana plano de segurança e proteção da água no Paraná
Foto: Albari Rosa/AEN

Dois Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) – Litorânea e Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (Coaliar) – se reunirão nesta semana para discutir temas relacionados à gestão dos recursos hídricos no Paraná. Os encontros terão como pauta, entre outros itens, a apresentação de projetos relacionados à preservação da água no Estado. O primeiro evento será a 18ª Reunião Ordinária do CBH da Bacia Litorânea, nesta quinta-feira (16), às 14 horas. Entre os tópicos do encontro, o destaque é uma apresentação sobre o Projeto de Restauração e Proteção das Bacias Hidrográficas do Litoral do Paraná. A reunião será virtual, com transmissão pelo YouTube.

Na sexta-feira (17), às 9h30, ocorre a 7ª Reunião Extraordinária do CBH Coaliar, também de forma virtual. O foco principal do evento será uma discussão sobre o Plano de Segurança da Água, um documento desenvolvido pela Sanepar para contribuir com a preservação e o uso sustentável dos recursos hídricos. As reuniões estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, com apoio técnico e financeiro.

GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010. Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos. Com informações da AEN.