Comitiva da região oeste do Paraná visita a sede do Samu em Londrina
Comitiva da região oeste do Paraná visita a sede do Samu em Londrina | © N.Com

Diretores do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) vieram a Londrina para conferir o funcionamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional Londrina e a sede do serviço, inaugurada em março deste ano. A comitiva, composta pelo diretor-geral do Consamu, João Gabriel Avanci, e o diretor médico Fernando Chiavelli Sonomiya, foi recepcionada na Prefeitura, pelo prefeito Marcelo Belinati (PP). Na sequência, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, foi com o grupo até a sede do Samu, localizada na avenida Dez de Dezembro.

A visita ocorreu na quinta-feira (19). O prédio que centraliza o Samu Regional Londrina conta com três andares mais estacionamento de ambulâncias e um heliponto, instalados em uma área construída de 1.850 m². O serviço é responsável pelo atendimento de urgência e emergência dos 21 municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde do Paraná, com uma população estimada de 1,1 milhão de habitantes.

Em Londrina, Assistência Social faz mutirão para entregar cartões do Comida Boa

Já o Consamu conta com uma área de abrangência maior, pois agrega os 43 municípios da região oeste do Paraná da 10ª e 20ª Regional de Saúde. Além do serviço móvel, o consórcio também é responsável por dois hospitais e quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). E, de acordo com o seu diretor geral, João Gabriel Avanci, a sede permanece a mesma de antes de se tornar um consórcio, quando ainda atendia apenas um município.

Além disso, Avanci agradeceu a receptividade do prefeito Marcelo Belinati, e comentou que a visita a Londrina foi positiva e exitosa. “Nosso atual presidente é um médico intervencionista. E a partir da gestão dele estamos com esse olhar para aperfeiçoar o consórcio, procurando experiências exitosas para agregar em nossa operação e fazer essas trocas. E fomos muito bem recebidos pelo prefeito Marcelo, deu para ver que ele realmente comprou a ideia dessa nova sede. O secretário Felippe Machado também nos atendeu super bem, a gente percebe que ele sabe exatamente os dados, passa todas as informações. Vamos avaliar a possibilidade de Londrina nos disponibilizar esse projeto para também termos uma nova sede; seria um ganho muito grande e ajudaria a concretizar esse sonho”, finalizou.

Com informações do N.Com.