Comitiva de atletas de Londrina entrega troféus do Jogos da Integração do Idoso para o Município
O prefeito em exercício, João Mendonça, recebeu com alegria a visita dos atletas e enfatizou como essa experiência pode mudar a vida de uma pessoa idosa. Foto: Vivian Honorato

Na terça-feira (19), a comitiva de atletas e a comissão técnica que representaram Londrina no Jogos da Integração do Idoso (JIIDO) fez uma visita ao gabinete do prefeito em exercício, João Mendonça, para entregar oficialmente os troféus conquistados no evento. A equipe, que participou pela primeira vez da Série Prata dos jogos, voltou para casa com a medalha de bronze no basquete relógio feminino e o ouro na categoria dominó de duplas masculino. Essas conquistas colocaram Londrina na 5ª colocação geral masculina e 16ª colocação geral feminina, em uma competição com 36 municípios paranaenses.

A participação nos jogos foi uma iniciativa viabilizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL). As modalidades nas quais os atletas londrinenses puderam participar foram: vôlei câmbio, vôlei no escuro, vôlei de praia, handebol por zona, peteca, basquete relógio, damas e dominó. Eles foram selecionados através dos grupos de atividades físicas que são realizados pelas Equipes Multiprofissionais de Saúde, atreladas à Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Promovida na cidade de Pontal do Paraná, essa foi a 18ª edição da competição, que reuniu mais de 900 atletas com mais de 60 anos, e 100 profissionais, para a prática de atividades esportivas e recreativas. A coordenadora de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, Suzane Gozzi, fez parte da comitiva londrinense de 30 atletas e três profissionais. “Em primeiro lugar, agradeço ao Município e à gestão por todo o empenho que tiveram em realizar esse sonho de começar o treinamento dos atletas. São treinamentos adaptados para eles, e esses jogos proporcionaram não só um momento de distração, mas também uma experiência importante para a saúde física e mental dos nossos idosos. Eu fui como enfermeira, e o que mais me encantou foi o que os jogos proporcionam. Todos os esportes eram adaptados, e foi lindo, porque não era só sobre jogar uma bola, era sobre o movimento, questões cognitivas envolvidas, questões sociais de contato das pessoas. Isso foi o que me deixou mais feliz, ver a integração e a felicidade no rosto de todos eles”, conta.

Os atletas também aproveitaram a oportunidade para expressar como a experiência dos jogos, e o contato com o esporte, trouxeram qualidade de vida para todos. Antônio Irineu Barrinuevo, 69 anos, aposentado, conta que os esportes adaptados foram uma novidade boa. “A gente sempre está aprendendo, e quando recebemos o convite para participar não sabíamos a grandeza desse evento. Quando estávamos lá brincando e treinando, pensávamos que era uma coisa. Mas só quando chegamos no evento, percebemos o tamanho dele. E a gente agradece ao município, acho que em nome de todos, por ter nos convidado e dado a oportunidade de participar. Os esportes são mesmo todos adaptados para a pessoa idosa, e eu não conhecia nenhum deles, mas adorei e pretendo continuar praticando”.

O prefeito em exercício, João Mendonça, recebeu com alegria a visita dos atletas e enfatizou como essa experiência pode mudar a vida de uma pessoa idosa. “É visível como todos voltaram sorridentes e alegres. As vezes nos acostumamos a ver uma pessoa idosa mais cabisbaixa, quieta, e normalizamos isso. É bonito ver como essa equipe toda está animada e planejando novas atividades e práticas esportivas. Toda Administração Pública precisa ter este compromisso de olhar pela melhora da qualidade de vida das pessoas com mais idade, focando na saúde do corpo e da mente de todos”, comentou. Organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, os Jogos da Integração do Idoso começaram em 1995, e contam com o apoio do CREF-PR e das prefeituras municipais. Com informações do N.Com.