Comitiva londrinense embarca nesta terça-feira para a Série Prata do JIIDO

Em sua 19ª edição, o evento ocorre entre os dias 1º e 5 de outubro, com a participação de 45 municípios. A presença dos londrinenses é viabilizada pela parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Mais do que a disputa por medalhas, o JIIDO busca incentivar a prática regular de atividade física, promovendo saúde, bem-estar e integração social. Foto: Emerson Dias/Arquivo/N.Com

A equipe londrinense, formada por 26 atletas, embarcará na noite desta terça-feira (30) para Guaratuba, onde será realizada a Série Prata dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDO). Em sua 19ª edição, o evento ocorre entre os dias 1º e 5 de outubro, com a participação de 45 municípios. A presença dos londrinenses é viabilizada pela parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Para a viagem, o transporte será custeado pela FEL, enquanto os profissionais de apoio terão seus custos arcados pela SMS. O JIIDO reúne homens e mulheres com 60 anos ou mais e, nesta etapa, a classificação de Londrina foi conquistada após a participação na fase Bronze. Essa fase inicial ocorre em formato de vivência, garantindo medalhas a todos os atletas que participam.

Agora, o desafio é superar o desempenho de 2024, quando Londrina terminou em oitavo lugar no quadro geral de medalhas. Os quatro primeiros colocados da Série Prata garantem vaga para a Série Ouro de 2026. “Nossas expectativas são de proporcionar uma experiência única para esses idosos, com benefícios para a saúde física e mental. No âmbito esportivo, esperamos melhorar os resultados de 2024, quando Londrina ficou em 8º lugar geral”, destacou o educador físico da SMS, Edcarlos Vicario.

Mais do que a disputa por medalhas, o JIIDO busca incentivar a prática regular de atividade física, promovendo saúde, bem-estar e integração social. Em Londrina, os atletas são selecionados pelas equipes eMulti da SMS, a partir dos grupos esportivos mantidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI). Segundo Vicario, a preparação foi intensificada nos últimos dois meses e trouxe bons resultados. “Foram convidados atletas que já participam dos grupos de atividades físicas das UBS. Eles treinaram duas vezes por semana durante esse período, vivenciando todas as modalidades. Foi um processo muito proveitoso, que deixou todos mais preparados”, explicou.

Os treinamentos foram realizados no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e no Complexo de Lazer e Esporte da Vila Nova. Em Guaratuba, os londrinenses irão competir em nove modalidades: dama, dominó, basquete relógio, vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei no escuro, handebol, tênis de mesa e peteca. Entre os destaques da delegação está Antônio Irineu, de 70 anos, campeão da Série Prata de 2024 no dominó. Ao lado do parceiro de dupla, ele garantiu a medalha de ouro para Londrina e agora retorna em busca de novas conquistas. “Ano passado conseguimos competir bem e vencer no dominó. Este ano vamos novamente para a disputa e estamos confiantes para ficar, no mínimo, entre os três primeiros colocados”, afirmou.

Praticante de corrida de rua há anos, Irineu acredita que o JIIDO vai muito além da competição. “Minhas expectativas estão a mil por hora. O ambiente dos jogos é maravilhoso, porque nos permite fazer novas amizades, estimula a mente, fortalece o corpo e ainda renova nossa motivação para seguir praticando esporte”, completou. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9