Concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá já tem data para consulta pública
Concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá já tem data para consulta pública | © Rodrigo Félix Leal/SEIL-PR

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) informou que realizará consulta e audiência públicas sobre a concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá entre 09 de outubro e 22 de novembro. A intenção é obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos relativos à realização de certame licitatório para a concessão do acesso aquaviário. A aprovação aconteceu na semana passada, durante a 551ª Reunião Ordinária de Diretoria.

Após determinação judicial, Unisa vai reintegrar alunos expulsos após atos obscenos em jogos femininos

Trata-se de um projeto inédito no País. A concessão abrangerá a ampliação, manutenção e exploração do canal de acesso aquaviário pelo prazo de 25 anos. Entre as principais melhorias previstas no projeto estão aprofundamento, ampliação e alargamento do canal, o alargamento da bacia de evolução e o aprofundamento da área de fundeio nº 6. Com isso, a previsão é passar para 13,3 metros ainda na fase de implantação e chegar a 15,5 metros após a concessão, o que viabiliza atração de navios maiores.

Na modelagem proposta – concebida pelo Ministério de Portos e Aeroportos, Portos do Paraná, Aantaq e demais envolvidos – o futuro concessionário executará todos os investimentos necessários para atingir a meta estabelecida, incluído serviços de dragagem, derrocagem, sinalização náutica, batimetria, programas e monitoramentos ambientais, dentre outros.

Com informações da AEN.