Confusão em cartório faz mulher ser registrada como casada com o próprio cunhado

Erro em sistema obriga família a lidar com burocracia e piadas: "É revoltante", diz governanta

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução

A governanta Fábia Almeida, da Bahia, vive um drama inusitado e burocrático desde 2021: embora casada legalmente com Acel Menezes desde 2012, consta nos registros oficiais que ela é casada com o cunhado, Abel Menezes. O erro foi descoberto por acaso, quando Abel solicitou a segunda via da certidão de nascimento e se deparou com a informação absurda no campo de observações do documento. O casal oficializou a união em Biritinga, interior da Bahia, e desde então mantém todos os registros em ordem. No entanto, o sistema do cartório vincula o nome de Fábia ao de Abel, que nunca foi casado.

A semelhança entre os nomes dos irmãos (que diferem por apenas uma letra), além de compartilharem os mesmos sobrenomes, cidade de nascimento e mês de aniversário, pode ter sido a origem da confusão. “Eu casei com tanto amor, quando vejo as fotos desse dia eu me emociono. Agora talvez precise ‘descasar’ do meu marido para resolver a situação, e eu não quero isso, não foi um erro meu”, desabafou Fábia.  Enquanto tentam resolver o problema na Justiça — sem sucesso até agora — o casal precisa viajar constantemente até Serrinha, a mais de 170 km de casa, em busca de uma solução.

Já Abel, que mora em Juazeiro, no norte do estado, também enfrenta transtornos: sem a correção do registro, ele não consegue atualizar documentos nem ser promovido no trabalho. “Brincam que ela é casada com dois irmãos, que a gente releva para não se chatear, mas é uma situação constrangedora”, contou Acel, tentando manter o bom humor diante do absurdo.  A Justiça ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Enquanto isso, a família aguarda uma solução que não os obrigue a um divórcio simbólico para corrigir o que, claramente, foi um erro externo.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9