Conselho de Proteção e Defesa dos Animais prepara 2ª Conferência Municipal do segmento
A promotora de saúde pública e médica veterinária da Vigilância Ambiental, Roberta dos Santos Toledo, reforçou que, a partir da temática, a intenção é apresentar os avanços nas políticas de proteção e bem-estar animal

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda), se prepara para a realização da 2° Conferência Municipal deste segmento. O encontro será realizado no dia 23 de agosto, a partir das 14h, no auditório da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), localizado na rua da Natureza, 155, Jardim Piza. No mesmo dia e local, irá ocorrer a pré-conferência de Proteção e Defesa dos Animais, a partir das 8h30, se estendendo até às 12h.
O tema central da conferência será “Avanços e Desafios na Proteção e Defesa dos Animais: compromisso municipal com a Vida e o Bem-Estar Animal”. A promotora de saúde pública e médica veterinária da Vigilância Ambiental, Roberta dos Santos Toledo, reforçou que, a partir da temática, a intenção é apresentar os avanços nas políticas de proteção e bem-estar animal. “É um tema de relevância, a sociedade tem cobrado muito sobre ações de bem-estar animal e os governantes têm se mostrado abertos a implementações de políticas públicas nessa área”, indicou.
Durante o evento, haverá a eleição de novos membros para o conselho. Quem tiver interesse em integrar o grupo de candidatos devem se inscrever até esta sexta-feira (18), pelo e-mail comupda@londrina.pr.gov.br. As vagas deverão ser preenchidas por um titular e um suplente representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Para participar, o candidato deve ter mais de 18 anos, residir em Londrina e ser indicado por uma entidade constituída a pelo menos um ano.
O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais foi criado a partir da Lei nº 12.695, sancionada em 2018. O objetivo principal é regulamentar políticas públicas em prol do cuidado animal. Atualmente, o município realiza ações como a fiscalização de maus-tratos, banco de ração, hospital veterinário, SamuVet (para animais em situação de rua e comunitários), albergagem para animais vítimas de maus-tratos e resgate de animais de médio e grande porte soltos nas vias públicas.
Toda a programação será realizada de forma presencial com transmissão on-line. O link para acesso será divulgado na semana do evento pelo Comupda. Com informações do N.Com.
Programação pré-conferência:
8h30: Recepção de delegados e participantes
9h: Abertura dos trabalhos
9h30: Palestra: Papel do Poder Público e da Sociedade no Bem-Estar Animal (dados, ações e desafios)
10h: Grupos de trabalho por eixos temáticos
11h: Leitura e aprovações de propostas
12h: Almoço
Programação conferência:
13h30: Recepção de delegados e participantes
14h: Abertura oficial
14h20: Leitura e aprovação do regulamento
15h: Leitura e votação das Propostas e eleição dos Conselheiros
16h: Intervalo para café
16h30: Apresentação dos conselheiros eleitos e indicados pelo Poder Público.
17h: Recesso para elaboração de relatório final
17h30: Encerramento