O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Londrina (CMDPI) realiza nesta terça-feira (26) um evento com profissionais das Ciências Contábeis.

O tema do encontro será a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Londrina (FMDPI).

O evento será realizado das 9h às 10h30, na sede da OAB/PR – Subseção de Londrina, situado na rua Governador Parigot de Souza, 311.

Aos contribuintes interessados, a destinação é feita diretamente na declaração (DARF), limitada a 3% do imposto devido, sendo que o próprio programa da Receita Federal realiza o cálculo do valor. O prazo para a destinação é o mesmo da declaração do IR, de 15 de março até 31 de maio. Ao realizar a contribuição, o cidadão não vai pagar um valor maior no imposto, apenas poderá encaminhar ao projeto de sua escolha uma porcentagem dos tributos que deve pagar aos cofres públicos. E mesmo quem tem direito à restituição pode aderir à iniciativa.

No ano de 2023, o CMDPI conseguiu arrecadar R$ 442.971,86 do IR devido, um aumento de cerca de 30% em relação a 2022. Neste ano, a expectativa é de um novo aumento percentual. Durante o evento desta terça-feira (26), a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Luciana Alvarez apresentará as ações que foram executadas pelo CMDPI nos últimos dois anos com os recursos vindos do IR, demonstrando a importância dessa contribuição e a credibilidade do conselho.

O evento é destinado principalmente para contadores, que poderão fazer com que a campanha chegue às pessoas físicas.

Várias iniciativas são apoiadas pela arrecadação do imposto devido pelo CMDPI, com propostas do Banco de Projetos conseguindo captar o valor necessário para sua execução.

Dentre elas, estão o Projeto Musicalmente e o Projeto Capaz, do Instituto Não Me Esqueças, além de colaborações com instituições para desenvolver oficinas de dança, música e atividades físicas nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa da cidade. Para obter mais informações sobre como destinar parte do imposto ao Fundo Municipal, é possível contatar o CMDPI através do e-mail [email protected] e dos telefones (43) 3771-6343 e (43) 3771-6344. Os interessados também podem comparecer presencialmente na sede do Conselho, localizada na Avenida Duque de Caxias, 333, no prédio da Caapsml. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

Com informações do N.Com.