Londrina agora conta com um Consulado da Alemanha, e o local escolhido para sediar o escritório é o Parque Ney Braga, na zona oeste da cidade. A novidade foi oficializada em fevereiro e as atividades já estão em pleno funcionamento. O novo Consul Honorário é Ricardo Neukirchner, que também é diretor da Sociedade Rural do Paraná. Com o objetivo de representar a Alemanha na região, fortalecendo as relações bilaterais entre Brasil e Alemanha, o escritório atuará na integração do comércio, indústria, educação e agronegócio, por meio de parcerias, cooperação, investimentos e programas de estudo.
O Consulado oferece serviços de documentação como emissão de passaportes, suporte na obtenção da cidadania alemã, documentos de identidade, certidão de casamento, homologação de divórcio, declaração de sobrenome, autenticação de documentos e certificados. Além de serviços emergenciais em casos de acidente, doença, óbito, vítimas de crime, detenção e assistência jurídica. “A chegada do consulado destaca a importância estratégica de Londrina como um centro de influência e atividade no estado. Esta nova localização oferecerá uma base operacional eficaz para atender às necessidades dos cidadãos alemães e brasileiros na região, facilitando o acesso a uma variedade de serviços consulares”, destaca o Consul e diretor da SRP, Ricardo Neukirchner.
Para Marcelo Janene El-Kadre, presidente da Sociedade Rural do Paraná, a instalação do consulado no Parque Ney Braga é uma conquista significativa, especialmente considerando a relevância do agronegócio nas relações bilaterais entre Brasil e Alemanha. “A Alemanha é a quinta maior parceira comercial do agronegócio brasileiro no mundo, e estreitar esses laços é essencial para o fortalecimento do setor. Com a presença do Consulado, ganhamos um aliado estratégico que pode facilitar a atração de novas oportunidades e investimentos para o Estado”, destaca Marcelo Janene El-Kadre, presidente da SRP.
Neukirchner lembra que neste ano celebra-se 200 anos da imigração alemã no Brasil e que hoje existem cerca de seis milhões de descendentes de alemães vivendo no Brasil que, em sua grande maioria, estão estabelecidos na região Sul do país. “O povo alemão deixou uma herança histórica e positiva na cultura de nossa região. Podemos afirmar que o Cooperativismo, que está no DNA paranaense, vem desta imigração alemã. Sem dúvida alguma eles contribuíram para construir e desenvolver nosso Estado em diversas áreas”, finalizou. Com informações da assessoria de imprensa.
Serviço
Escritório do Consulado da Alemanha em Londrina
Endereço: Parque Ney Braga (Av. Tiradentes, 6275), próximo à entrada principal
Horário de atendimento: 8h às 12h | 13h às 16h30 (mediante agendamento)