Consumo das famílias cai 3,7% no Paraná em fevereiro
O recuo foi influenciado, principalmente, pela menor intenção de compra de bens duráveis (-9,3%) e pela dificuldade na obtenção de crédito (-8,7%)

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Paraná registrou queda de 3,7% em fevereiro, atingindo 94,7 pontos, segundo pesquisa da CNC e Fecomércio PR. O recuo foi influenciado, principalmente, pela menor intenção de compra de bens duráveis (-9,3%) e pela dificuldade na obtenção de crédito (-8,7%). Na comparação anual, a retração foi ainda maior, chegando a 13,1%, com o Paraná abaixo da média nacional, que ficou em 104,5 pontos. Outros fatores que impactaram a confiança do consumidor foram a queda na renda atual (-2,9%) e no emprego atual (-2,5%).
A pesquisa aponta que tanto famílias de renda mais baixa quanto as de maior renda estão mais cautelosas. Entre os lares com até dez salários mínimos, a queda foi de 3,4%, enquanto entre os de renda superior, o recuo chegou a 5,1%. O cenário reflete restrições ao crédito, perda de poder de compra e incertezas no mercado de trabalho. Com informações: Assessoria de Imprensa