Consumo das famílias segue em queda no Paraná, aponta Fecomércio
O indicador, que mede a confiança das famílias para consumir, permanece abaixo da zona de satisfação (100 pontos) há mais de um ano e segue em trajetória de baixa ao longo de

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) continua em queda no Paraná, segundo dados divulgados pela Fecomércio PR e pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em maio, o índice ficou em 88,6 pontos, o que representa uma retração de 3,2% em relação a abril. Na comparação com maio do ano passado, a redução é ainda mais acentuada: queda de 7,5%. O indicador, que mede a confiança das famílias para consumir, permanece abaixo da zona de satisfação (100 pontos) há mais de um ano e segue em trajetória de baixa ao longo de 2025.
A principal queda foi registrada no item Momento para Duráveis, que avalia a disposição para compra de bens como eletrodomésticos e eletrônicos. Esse componente caiu 9,8% no mês, marcando apenas 52,1 pontos.
Outros fatores também recuaram:
Perspectiva Profissional: -6,5% (94,1 pontos)
Nível de Consumo Atual: -6,3% (93,4 pontos)
Renda Atual: -4,1% (143,8 pontos, ainda em zona de satisfação)
Emprego Atual: -0,9% (109,3 pontos)
Por outro lado, dois componentes registraram avanço:
Acesso ao Crédito: +4,5% (65,1 pontos)
Perspectiva de Consumo: +4% (62,3 pontos)
Esses dados indicam que, mesmo com os juros elevados, parte dos consumidores acredita ter mais chances de conseguir crédito. A queda no consumo é mais sentida entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, cujo índice caiu 3,8%, fechando o mês com 86,9 pontos. Já entre as famílias com renda acima desse valor, o índice ficou em 96,3 pontos, com leve queda de 0,4%. Com informações Assessoria de Imprensa Fecomércio PR