Consumo de carne suína em alta exige produção de qualidade e sustentável
A suinocultura paranaense tem apostado na inovação para tornar a cadeia produtiva ainda mais eficiente, competitiva e sustentável | Foto: Roberto Custódio

O evento ConnectSui reuniu nomes reconhecidos da suinocultura na área no Pavilhão Smart Agro, nesta sexta-feira (12) pela primeira vez na programação técnica da ExpoLondrina 2024.  Os especialistas das mais diversas áreas da suinocultora debateram técnicas de manejo, nutrição, melhoramento genético e reprodução da cadeia produtiva. A suinocultura paranaense tem apostado na inovação para tornar a cadeia produtiva ainda mais eficiente, competitiva e sustentável. Atualmente, o Paraná é o terceiro maior exportador brasileiro, atrás de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e o segundo em volume de produção interna, sendo responsável por 20% do mercado nacional.

E para manter e até aumentar esse ritmo, pesquisadores, técnicos, produtores e profissionais envolvidos com a pecuária suína são unânimes em apontar que os pilares da cadeia produtiva – nutrição, genética, reprodução e sanidade – devem estar sempre em constante aperfeiçoamento.
“O Paraná está bem colado a Santa Catarina na produção e exportação de carne suína, temos uma cadeia produtiva forte, rica e muito bonita, que tem que ser trabalhada e tecnificada porque há muitas novas tecnologias no mercado para melhorar e mostrar à população”, afirma a veterinária especializada em genética suína Pauline Guidoni, responsável pela organização do ConnectSui.

Com informações da Assessoria de Imprensa.