Conta de luz no Paraná sobe 20,51% após reajuste aprovado pela Aneel

Revisão tarifária da Copel passa a valer nesta quarta-feira (24) e impacta consumidores residenciais, comércios e grandes indústrias em todo o Estado

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post

A conta de energia elétrica ficará mais cara no Paraná a partir desta quarta-feira (24). O reajuste foi aprovado nesta terça-feira (23) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e atinge clientes atendidos pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Segundo a agência reguladora, o aumento médio para consumidores residenciais é de 20%. Já para consumidores de baixa tensão, como pequenos comércios e propriedades rurais, o reajuste é de 19,85%. Para grandes consumidores, como indústrias, hospitais e shoppings, o índice chega a 21,87%, resultando em um efeito médio geral de 20,51%.

A Aneel aponta que os principais fatores que influenciaram o reajuste são custos com transmissão, compra de energia, encargos setoriais e componentes financeiros de ciclos anteriores. O tema foi debatido em audiência pública em Curitiba e também passou por consulta pública.

Em nota, a Copel destacou que a definição das tarifas é de responsabilidade da Aneel e afirmou que o consumidor paranaense pagará, em média, cerca de R$ 0,76 por quilowatt (kW) em residências. A companhia também ressaltou que parte significativa do reajuste está relacionada ao subsídio da geração distribuída, especialmente a energia solar.

De acordo com a empresa, cerca de 16% do impacto tarifário está ligado à geração distribuída, custeada por todos os consumidores por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Esse mecanismo financia políticas públicas e incentivos do setor elétrico em todo o país.

A Copel explicou ainda que o reajuste decorre da revisão tarifária periódica, realizada a cada cinco anos, que redefine custos, metas de qualidade e parâmetros operacionais da distribuição. A companhia reforçou que atua para reduzir impactos tarifários e manter a transparência no serviço prestado aos mais de 5,3 milhões de consumidores no Paraná.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9