Contorno Leste de Londrina será incluído em concessão federal com execução obrigatória
A empresa vencedora será responsável pelos custos do projeto e do licenciamento ambiental, com execução prevista para o sexto ano da concessão

As obras do Contorno Leste de Londrina, que ligará a PR-445 à BR-369, foram oficialmente incluídas no Lote 4 do programa federal de concessão de rodovias. A confirmação foi feita pela secretária nacional de Transportes Rodoviários, Viviane Esse, durante reunião articulada pela deputada federal Luísa Canziani (PSD) nesta quarta-feira (7). O edital será lançado ainda em maio e o leilão está previsto para setembro.
A grande novidade é que, na redação final do edital, constará de forma clara a obrigatoriedade da execução da obra, o que não estava garantido anteriormente. A empresa vencedora será responsável pelos custos do projeto e do licenciamento ambiental, com execução prevista para o sexto ano da concessão — prazo necessário para audiências públicas e desapropriações.
A deputada Luísa, recém-nomeada coordenadora da Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura de Londrina e Região, celebrou o avanço. “A confirmação da obrigatoriedade da obra elimina incertezas e garante que o Contorno Leste sairá do papel. É uma conquista importante para melhorar o tráfego e dar mais segurança à população”, afirmou. Além disso, foi anunciada a instalação do sistema ILS no aeroporto de Londrina, outro avanço para a infraestrutura regional.