Corinthians pode ficar de fora da Copa do Brasil de 2024
Para se garantir na Copa do Brasil sem depender de terceiros, o Corinthians precisa terminar o Brasileirão dentro da zona de classificação para o torneio sul-americano, ser o campeão da Copa do Brasil ou da Libertadores deste ano

O Corinthians foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista e agora está em risco de não se qualificar para a Copa do Brasil de 2024. Isso se deve às novas regras de qualificação implementadas pela CBF, que excluíram o ranking nacional de clubes como critério de qualificação e fortaleceram as competições estaduais.
Para se garantir na Copa do Brasil sem depender de terceiros, o Corinthians precisa terminar o Brasileirão dentro da zona de classificação para o torneio sul-americano, ser o campeão da Copa do Brasil ou da Libertadores deste ano. A CBF anunciou que a competição nacional terá 92 participantes, com 80 vagas distribuídas entre as federações estaduais e as outras 12 vagas com os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B do Brasileirão e com as equipes classificadas para a Copa Libertadores.
Moraes mandar soltar mais 130 acusados de atuação no ataque golpista de 8/1
A Federação Paulista tem direito a seis vagas na Copa do Brasil do ano que vem, sendo que cinco delas serão distribuídas aos melhores times do Paulistão, e a outra ao campeão da Copa Paulista deste ano. Atualmente, o Corinthians ocupa a sexta posição no Campeonato Paulista, o que o coloca fora da zona dos classificados.
Se o Corinthians não conseguir se qualificar por nenhum dos cenários apresentados, ainda pode garantir uma vaga disputando a Copa Sul-Americana de 2024, caso a CBF não preencha as 12 vagas disponíveis. Nesse caso, as vagas serão distribuídas aos melhores times da Série A que não conseguiram vaga na Libertadores.
Por fim, há ainda uma última opção: torcer para que Palmeiras, Bragantino e São Paulo joguem a Copa Libertadores de 2024, o que “doadas” as vagas deles na Copa do Brasil do ano que vem para os times remanescentes do Campeonato Paulista. Isso permitiria que o Corinthians herdasse uma vaga no estadual, mesmo que não tenha ficado entre os cinco melhores classificados do Paulistão.