Corpo de Bombeiros alerta para aumento de acidentes com eletricidade no Paraná

Nove pessoas já morreram em 2025 vítimas de choques elétricos; maioria dos casos envolve trabalhadores de manutenção

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Ruan Felipe da Silva / SESP-PR

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) emitiu um alerta sobre o aumento de acidentes com eletricidade no estado. Somente neste ano, foram 62 atendimentos e nove mortes causadas por choques elétricos, principalmente entre trabalhadores de manutenção que acabam encostando em fios energizados durante reparos em redes de energia, telefonia ou internet. Segundo a capitã Luisiana Cavalca, as vítimas são, em sua maioria, homens entre 20 e 30 anos, e os choques costumam provocar queimaduras graves e quedas de altura devido à força da descarga.

A oficial reforça que o risco não se limita a profissionais, já que acidentes domésticos também são frequentes, especialmente durante trocas de resistências de chuveiro ou com carregadores de celular conectados à tomada. Crianças, embora hoje mais protegidas por padrões de segurança nas tomadas, ainda podem se acidentar ao manusear cabos energizados. O CBMPR orienta que toda manutenção elétrica seja feita com a chave de energia desligada e alerta que sobrecarregar tomadas com benjamins e réguas pode causar curtos-circuitos e incêndios. Em caso de acidentes, o atendimento deve ser solicitado imediatamente pelo número 193.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9