Corpo de Bombeiros Militar do Paraná forma 93 novos guarda-vidas para atuar em todo o Estado

Solenidade em Matinhos marcou a conclusão dos cursos Militar e Civil 2025/2026, com profissionais preparados para prevenção e salvamentos aquáticos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Paulo Henrique / SESP / AEN

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná realizou, na manhã desta quinta-feira (12), em Matinhos, a formatura dos cursos de Guarda-Vidas Militar (GVM) e Guarda-Vidas Civil (GVC) da turma 2025/2026. Ao todo, 93 novos guarda-vidas concluíram a formação e estão aptos a atuar na prevenção, no salvamento aquático e no atendimento a ocorrências de afogamento em todo o Estado.

Do total, 30 são guarda-vidas militares que integram o efetivo da corporação e passaram por 588 horas de treinamento intensivo, com foco em técnicas avançadas de resgate, preparo físico e atuação em situações de alta complexidade. Outros 63 são guarda-vidas civis voluntários, sendo 44 capacitados para águas abertas, no litoral, e 19 voltados para rios e represas, com carga horária de 450 horas. Durante a solenidade, foram homenageados os primeiros colocados de cada modalidade.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a formatura simboliza a superação e o compromisso dos alunos com a proteção da vida. Já o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, destacou o rigor da preparação. A cerimônia contou com momentos simbólicos, como a entrada dos formandos correndo na praia e a tradicional natação no mar, marcando o início oficial das atividades dos novos guarda-vidas.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9