Corpo de Preta Gil será velado no Theatro Municipal do Rio, com cortejo em trio elétrico

Artista morreu aos 50 anos, em Nova York, após complicações de um câncer no intestino; família organiza translado para o Brasil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução / Revista Forbes

A cantora Preta Gil, que faleceu neste domingo (20) aos 50 anos em Nova York, será homenageada com uma cerimônia de despedida no Rio de Janeiro nos próximos dias, segundo informou a assessoria do pai da artista, o cantor Gilberto Gil. A família revelou que era desejo de Preta ser velada no Theatro Municipal, além de ter um cortejo em um trio elétrico — marca de sua trajetória carnavalesca à frente do tradicional Bloco da Preta. Ainda não há confirmação oficial sobre data, local do velório ou se o corpo será cremado ou enterrado. O translado do corpo para o Brasil depende de trâmites legais e a chegada ao Rio está prevista a partir de quarta-feira (23).

Preta Gil enfrentava um câncer no intestino desde janeiro de 2023. Após tratamento inicial com quimioterapia, radioterapia e cirurgia para retirada de tumores no Brasil, a doença retornou, levando a novas intervenções. A cantora passou a realizar terapias experimentais nos Estados Unidos, entre Nova York e Washington, onde buscava alternativas para o tratamento.

Filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta Gil marcou sua carreira por irreverência, autenticidade e compromisso com causas sociais. Lançou seu primeiro álbum, “Prêt-à-Porter”, aos 29 anos, com o hit “Sinais de Fogo”, composição de Ana Carolina. O disco gerou polêmica à época por estampar a cantora nua na capa — episódio que ela mesma relembrou em entrevista a Pedro Bial como um marco de enfrentamento ao conservadorismo. O governo do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio decretaram luto oficial de três dias pela morte da artista.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9