Corpo incorrupto de Santa Teresa é exibido pela 3ª vez em 443 anos na Espanha
Fiéis visitam Basílica de Alba de Tormes para venerar o corpo preservado de Santa Teresa de Jesus, exposto ao público até 25 de maio

O corpo de Santa Teresa de Jesus, também conhecida como Santa Teresa de Ávila, está sendo exibido publicamente pela primeira vez em mais de um século, em um evento histórico na Basílica da Anunciação de Nossa Senhora do Carmo, em Alba de Tormes, na Espanha. Esta é apenas a terceira vez que seus restos mortais são expostos desde sua morte, em 1582 — as outras ocorreram em 1760 e 1914.
A veneração teve início neste domingo (11/5) e vai até o dia 25 de maio. Santa Teresa, fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços e uma das figuras mais reverenciadas da Igreja Católica, morreu há 443 anos. Seu corpo, segundo especialistas, permanece incorrupto desde então, fato considerado extraordinário por fiéis e religiosos.

Foto: Reprodução/WEB
A cerimônia de abertura contou com a presença de centenas de devotos que se reuniram para testemunhar o raro evento. A prefeita de Alba de Tormes, Concepción Miguélez, entregou simbolicamente as chaves da basílica ao bispo da Diocese de Salamanca, Dom José Luis Retana, que realizou a abertura do templo.
Além disso, o presidente da Junta de Castela e Leão, Alfonso Fernández Mañueco, entregou à Ordem dos Carmelitas uma litografia especial, com as nove cidades onde Santa Teresa fundou conventos: Ávila, Medina del Campo, Valladolid, Salamanca, Alba de Tormes, Segóvia, Palência, Sória e Burgos. A homenagem reforça o impacto da santa na reforma espiritual e institucional da Igreja.
O padre Miguel Ángel González, prior da comunidade local, celebrou a importância do momento: “Estamos diante de um acontecimento histórico. A veneração pública do corpo da santa ocorreu apenas três vezes desde sua morte”, disse. Ele informou ainda que peregrinos da Europa, América Latina e Ásia já confirmaram presença durante os 14 dias de exposição.
A exibição foi possível após uma exumação realizada no ano passado, quando especialistas e religiosos confirmaram que o corpo da santa permanece surpreendentemente bem conservado. A exumação também teve o objetivo de estudar relíquias como o coração e partes do corpo da santa.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm