Crianças de até 5 anos morrem mais de dengue, revela pesquisa

Já os adolescentes entre 10 e 14 anos apresentam o maior número de casos registrados este ano

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No Brasil, crianças com menos de cinco anos morrem mais de dengue, seguidas pelas de cinco a nove anos. Já os adolescentes entre 10 e 14 anos apresentam o maior número de casos registrados este ano. Os números constam do levantamento do Observa Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Observa Infância avaliou os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde das primeiras 10 semanas epidemiológicas de 2024, até 9 de março. Na pesquisa foi observado que, apesar de concentrar o menor número de casos entre as crianças, a faixa etária entre zero e cinco anos foi a que até agora mais concentrou vítimas fatais das formas mais graves da doença, seguida da faixa entre cinco e nove.

Segundo o estudo, foram notificados em todo o país 239.402 casos em crianças até 14 anos, com maior incidência entre adolescentes de 10 a 14 anos, sendo 24% em menores de cinco anos, 33% entre cinco e nove anos e 41% de 10 a 14 anos. Dos 52 óbitos, 16 deles confirmados e 36 em investigação, em crianças com menos de 14 anos no período, 44% das vítimas tinham menos de cinco anos. As informações são da Agência Brasil.

PUBLICIDADE
Simone Albieri

Jornalista | Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9