Crimes contra crianças e adolescentes aumentam 68% em Londrina nos últimos seis anos

Denúncias e notificações ultrapassaram 520 casos em 2024, segundo o Nucria; delegada destaca maior conscientização da população

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Imagem ilustrativa / Stockphotos

Os crimes contra crianças e adolescentes em Londrina registraram um aumento de 68% nos últimos seis anos, de acordo com dados do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria). Somente entre janeiro e novembro de 2024, mais de 520 notificações foram registradas, abrangendo desde violência física e psicológica no âmbito familiar até exploração sexual e atos libidinosos contra menores de 14 anos. Apesar do crescimento nos números, a delegada Kelly Brasil afirma que o aumento não é alarmante, pois reflete uma maior conscientização da população e um aumento nas denúncias, resultando do maior acesso à informação.

Entre os crimes mais registrados estão os relacionados à dignidade sexual, como o estupro de vulnerável, caracterizado por qualquer ato como beijo ou toque inapropriado, independentemente do consentimento da vítima. A pena mínima para esse tipo de crime é de oito anos de reclusão. O Nucria também investiga crimes contra a honra de menores, incluindo a divulgação ou armazenamento de material com exploração sexual infantil e o favorecimento à prostituição.

Alerta e orientações

A delegada reforça a importância de ações imediatas por parte da população. “Se o crime ocorrer, é fundamental acionar a Polícia Militar pelo 190. Caso haja conhecimento de violência contra crianças ou adolescentes, a denúncia pode ser feita ao Conselho Tutelar ou à Polícia Civil”, destacou.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9