Cuidado! Essas frutas seu pet não pode comer!
Uma boa diversão em família e uma dieta saudável para todos!

Meses mais quentes, como primavera e verão, aumentamos o consumo de frutas e com isso a dúvida sobre quais delas podemos ou não fornecer aos nossos pets acaba surgindo.
Mas, antes de falar sobre isso, é importante destacar que a ração comercial, ou as dietas caseiras formuladas por especialistas, são balanceadas e completas em nutrientes necessários para suprir as necessidades nutricionais dos nossos aumigos. Então, as frutas devem entrar como suplementação ou como petisco, e nunca como alimentação principal.
Os animais precisam ser estimulados a consumi-las, então mesmo que o primeiro contato não seja positivo, ofereça uma segunda vez, pode ser que pela curiosidade aceitem e se acostumem. Aqui a personalidade individual de cada um vai aparecer. Existem animais que amam frutas e as consomem em grande quantidade, assim como aqueles que torcem o nariz e não querem nem sentir o cheiro.
Por isso é importante conhecer àquelas que não podem ser oferecidas aos cães, que são:
- Uva: são tóxicas para os pets por possuir grande quantidade de tanino, principalmente na casca e podem causar lesões renais. As sementes também podem desencadear quadros de dor nos casos de cães com diverticulite.
- Cereja: quando maduras, podem conter cianeto, que atua no corte do oxigênio celular, levando à quadros de alteração na pressão e convulsões em animais.
- Laranja, limão e frutas cítricas: não indicados para cães com gastritre ou úlceras gástricas pois podem irritar o estômago devido à acidez. Fora esses casos, alguns animais amam e outros odeiam. Vai depender da personalidade de cada um.
- Abacate: pode desencadear quadros de vômito e diarréia. Em seu interior está presente a persina, um fungicida natural encontrado nas folhas, semente e no fruto em si e é extremamente tóxica para os animais. Além da grande quantidade de gordura vegetal que não é indicada para cães em sobrepeso.
- Carambola: desaconselhável para animais com histórico de problemas renais, pois possui uma toxina natural que não consegue ser filtrada pelos rins dos animais.
As demais frutas podem ser oferecidas, sempre respeitando o paladar individual de cada animal.
Uma boa diversão em família e uma dieta saudável para todos!
Dra Suellen Córdova Gobetti | Médica Veterinária | CRMV/PR 7166