No Paraná, cuidados com alimentação e hidratação auxiliam na saúde do folião durante Carnaval

O Carnaval é sinônimo de festa e agito, e para curtir ao máximo com energia e saúde, algumas dicas simples podem ajudar na disposição, segurança alimentar e evitar problemas de saúde como desidratação e intoxicações alimentares. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orienta que os foliões adotem cuidados básicos antes, durante e após a folia

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
O Carnaval é para todos e a folia não tem limite de idade. No entanto, foliões com mais de 60 anos precisam adotar alguns cuidados para garantir a diversão com bem-estar e segurança. Foto: TV Paraná Turismo

O Carnaval é sinônimo de festa e agito, e para curtir ao máximo com energia e saúde, algumas dicas simples podem ajudar na disposição, segurança alimentar e evitar problemas de saúde como desidratação e intoxicações alimentares. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orienta que os foliões adotem cuidados básicos antes, durante e após a folia. Hidratação deve ser prioridade absoluta. Não espere ter sede. Beba água de forma constante ao longo do dia. Preste atenção na coloração da sua urina, que deve estar sempre bem clarinha. Água de coco e sucos naturais ajudam a repor sais minerais, principalmente no calor intenso. Se ingerir álcool, consuma com moderação e intercale com água para evitar a desidratação, e nunca ingira álcool em jejum.

Nunca saia para a folia em jejum. Para garantir energia, alimente-se antes de sair. Opte por refeições leves, feitas com comida de verdade e ricas em nutrientes. Consumir alimentos fontes de carboidratos complexos (aveia, arroz integral, macarrão integral, batata doce, mandioca, feijão, grão de bico), carnes magras, frutas, verduras e legumes ajuda a manter a energia estável por mais tempo. Evite alimentos gordurosos e frituras, que são de difícil digestão. Fique atento aos alimentos vendidos na rua. Evite alimentos crus, expostos ao sol, muito gordurosos, muito recheados, com molhos ou maionese, além daqueles alimentos de procedência duvidosa ou que ficaram muito tempo fora da refrigeração, pois são os que apresentam maior risco de intoxicações alimentares.

“O compromisso da Secretaria de Estado da Saúde é promover a saúde e bem-estar também nos períodos festivos. A adoção de cuidados básicos permite que o Carnaval seja vivido com segurança, reduzindo riscos e protegendo a saúde da população. Com atitudes simples e responsáveis, é possível conciliar a festa com a proteção da saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em entrevista à AEN. Após tantos dias de folia, o corpo precisa de recuperação. Beba bastante água e consuma refeições leves e nutritivas, aumentando a ingestão de frutas, verduras e legumes, para ajudar a repor os nutrientes e contribuir para o bem-estar.

ATENÇÃO ESPECIAL IDOSOS – O Carnaval é para todos e a folia não tem limite de idade. No entanto, foliões com mais de 60 anos precisam adotar alguns cuidados para garantir a diversão com bem-estar e segurança. Por isso, a nutricionista da Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física da Sesa, Viviane Bogasz de Melo, reafirma a necessidade dos cuidados já citados anteriormente, como uma alimentação com comida de verdade, hidratação, uso de roupas leves e cuidados com o consumo de álcool, mas destaca alguns sinais que devem gerar atenção para esse público. “É preciso ficar atento a sinais de desidratação e exaustão pelo calor, como boca seca, sede intensa, fraqueza, confusão ou tontura. Se notar qualquer um desses sintomas, procure um local fresco e hidrate-se imediatamente. Caso os sintomas continuem, o ideal é buscar uma ajuda médica”, orientou. Com informações da AEN.

ORIENTAÇÕES GERAIS

– Mantenha hidratação constante ao longo do dia.

– Evite bebidas alcoólicas, que favorecem a desidratação.

– Utilize protetor solar com fator adequado e reaplique a cada duas horas.

– Prefira roupas leves, claras e que facilitem a transpiração.

– Use chapéus, bonés e óculos de sol para reduzir a exposição direta.

– Evite o sol nos horários mais quentes, entre 10h e 16h, buscando sombra e locais frescos.

– Opte por alimentação leve, com comida de verdade e rica em frutas, verduras e legumes.

– Utilize tintas e maquiagens apropriadas para a pele, a fim de prevenir alergias.

– Reserve períodos de descanso entre os dias de festa.

-Fique atento a sinais como boca seca, sede intensa, fraqueza, tontura ou confusão. Em caso de sintomas persistentes, procure atendimento de saúde.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9