Cultura de Londrina e forças de segurança se reúnem para alinhar o Carnaval 2026
Estiveram reunidas lideranças do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Procuradoria-Geral, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) e Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), entre outros órgãos

A Secretaria de Cultura de Londrina conduziu diálogos na sede da Prefeitura com representantes de forças de segurança para tratar da organização dos trabalhos de proteção pública durante o período do Carnaval 2026. A ação ocorreu na segunda-feira (26) e estiveram reunidas lideranças do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Procuradoria-Geral, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) e Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), entre outros órgãos.
Esse foi mais um dos encontros realizados pelo Município para avançar no planejamento integrado junto aos poderes e à sociedade civil. Antes, já houve reuniões entre titulares de secretarias e órgãos municipais, bem como deliberações com entidades que atuam em prol de causas ligadas à acessibilidade. Está previsto para ocorrer, entre 13 e 17 fevereiro, eventos de Carnaval em Londrina com programação cultural aberta ao público no Zerão, organizada pela Prefeitura. Após vários anos, será a retomada do Carnaval com uma festa ampla e gratuita. Para isso, dois editais inéditos foram abertos recentemente.
Um deles com a finalidade de captar recursos junto à iniciativa privada, possibilitando a contratação de serviços patrocinados, e outro para organizações interessadas em atuar na praça de alimentação do evento. Comissões intersetoriais da administração avaliarão as propostas recebidas para verificar sua viabilidade e como podem ser aplicadas na realização da festa. Em breve, será feita uma divulgação oficial com os resultados dos chamamentos e a agenda de atrações.
Segundo o titular da Cultura, Marcão Kareca, este momento de preparação das atividades envolve um cuidado especial com as estratégias de segurança, visando garantir um Carnaval com estrutura adequada, lazer de qualidade, acessibilidade, conforto e bem-estar aos participantes. “As atrações e a programação cultural como um todo são importantes, é claro, mas é necessário deliberar com clareza e de forma bem ajustada com as lideranças de segurança, pois isso reflete bastante na qualidade de um evento público como é o Carnaval. E essa atenção está alinhada ao que o prefeito Tiago Amaral vem reforçando com sua equipe, mobilizando as instituições de segurança e fazendo a cidade estar imbuída para entregar à população um bom Carnaval para todos. Queremos uma festa para todas as gerações e que traga impacto positivo cultural, social e econômico para Londrina”, enfatizou.
Marcão Kareca destacou que a intenção nesta retomada do Carnaval organizado pela Prefeitura é promover eventos democráticos e acessíveis. Ele informou que o formato da festa será definido de acordo com os patrocínios obtidos. “A ideia é termos cinco dias de festas, começando na sexta-feira e terminando na terça, mas tudo ainda está sendo analisado e será medido conforme os resultados dos chamamentos e as deliberações finais. Buscamos oferecer um Carnaval com ambiente familiar para todos aproveitarem, que começará bem cedo, durante o dia, e com a ideia de não encerrar muito tarde, até as 22h, por exemplo. Estamos tendo um olhar cuidadoso também para a acessibilidade, uma preocupação para que o Zerão receba ajustes que facilitem o acesso às áreas de eventos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida poderem se acomodar, utilizar banheiros, transitar com segurança e assistir apresentações onde houver palco”, acrescentou.
Por sua vez, o tenente-coronel Ricardo Eguedis, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina, disse que as corporações dos órgãos envolvidos trabalharão em conjunto com o Município para oferecer a melhor proteção e um evento proveitoso e tranquilo a todos. “A cidade vinha tendo um Carnaval de menor porte nos últimos anos, e, com essa retomada de evento maior, é preciso uma preparação bastante eficaz para que tudo corra dentro do desejado. Estamos fazendo as avaliações e levantando informações para estabelecer os cronogramas da Polícia Militar, sempre com a finalidade de oferecer um evento seguro e sem transtornos. Ficamos felizes por podermos fazer parte e contribuir com um grande evento para Londrina”, afirmou.
O secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, afirmou que a Guarda Municipal está estudando os planejamentos do evento com as secretarias e órgãos participantes da organização, avaliando as disponibilidades, os acessos ao público e demais detalhes operacionais. “Teremos nossas equipes atuando de forma integrada com a PM para dar segurança a quem for comparecer. Será um evento público aberto a todos os cidadãos, o que demanda uma organização bem definida. Uma coisa importante que foi tratada é a presença de duas bases móveis nossas que estarão à disposição para prestar suporte à população, além de ônibus e micro-ônibus da GM que possibilitarão o registro de boletim de ocorrência em caso de imprevistos”, adiantou.
A Prefeitura de Londrina conduz a organização do Carnaval 2026. Conforme a intenção da Administração Municipal, a infraestrutura e programação cultural, envolvendo palcos, sistema de som, pagamentos a artistas e demais custeios serão viabilizados com dinheiro privado, sem uso de verbas diretas dos cofres municipais. “É importante lembrar que será a primeira vez que a Prefeitura trabalha com uma iniciativa envolvendo patrocínio privado em eventos públicos, por meio de uma legislação específica para tal, o que abre um vasto leque de possibilidades”, frisou Marcão Kareca.
O planejamento do Carnaval prevê as festas ocupando a área do Anfiteatro do Zerão, desde o estacionamento superior próximo ao Ginásio Moringão, até as escadarias e o espaço do palco, bem como no gramado próximo ao campo de futebol, contando com áreas recreativas de lazer e convivência, praça de alimentação, banheiros químicos e oferta de serviços públicos. “Nosso desejo é de um Carnaval popular e atrativo para crianças, jovens, adultos e idosos. Uma festa animada, tranquila e de todos”, finalizou o secretário de Cultura. Com informações do N.Com.

