Neste domingo (3), as cidades paranaenses de Curitiba e Assaí receberam o troféu das Sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo, em Barcelona, na Espanha, pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF). Ambas figuraram entre o TOP7, que também inclui Coral Gables (EUA), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Hilliard (EUA) e Yunlin (Taiwan). Assaí e Curitiba disputam o título de Comunidade Mais Inteligente do Ano, que será anunciado nesta segunda-feira (4) no ICF Global Summit 2024, também realizado em Barcelona. A premiação do ICF é regular e anualmente os esforços de cidades que utilizam inovação e tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população.
Alex Canziani, secretário estadual de Inovação, destacou a importância desse reconhecimento internacional para o Paraná. “É uma grande honra ter duas cidades do Paraná entre as mais inteligentes do mundo. Esse prêmio comprova o trabalho de inovação desenvolvido tanto na capital quanto no interior”, afirmou.
Curitiba, está no ranking TOP7 pelo quarto ano consecutivo, foi pioneira entre as cidades da América do Sul e em 2023 também recebeu o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo pelo Smart City Award. Assaí, cidade de 13.797 habitantes no Norte Pioneiro, comemora sua primeira inclusão entre as sete comunidades mais inteligentes. Para o prefeito Tuti Bomtempo, o reconhecimento representa o esforço contínuo em educação e inovação. “É um orgulho imenso sobre nossa cidade reconhecida globalmente. Estamos investindo na formação de jovens para fortalecer a cultura da inovação e trazer mais oportunidades para todos”, comemorou o prefeito, esperançoso pelo título de Comunidade Mais Inteligente do Ano para o Paraná. Com informações: AEN