Curitiba terá em 2025 a primeira edição do Festival Novos Olhares, dedicado a artistas emergentes do teatro paranaense

Iniciativa do AP da 13 selecionará 20 monólogos com foco em diversidade e inclusão; evento será gratuito e acontece em outubro no Teatro José Maria Santos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação

A cena teatral do Paraná se prepara para um novo e importante espaço de valorização da arte independente. Em 2025, o AP da 13 – Espaço de Criação, em Curitiba, realiza a primeira edição do Festival Novos Olhares, voltado a artistas emergentes do teatro paranaense. A proposta é selecionar 20 monólogos com duração entre 15 e 25 minutos, sejam eles inéditos ou já apresentados anteriormente.

A curadoria será composta por três grandes nomes do teatro paranaense: Mayra Fernandes (atriz e produtora cultural), Eduardo Ramos (diretor artístico do AP da 13) e o consagrado ator Luis Melo. O festival reforça o compromisso com a diversidade e a inclusão, com a seguinte divisão entre os selecionados: 5 vagas para artistas negros e negras; 5 vagas para artistas LGBTQIAPN+; 5 vagas para artistas moradores de periferias de Curitiba; e 5 vagas para artistas de outras cidades do Paraná.

“O Festival nasce com o objetivo de destacar artistas ou coletivos que ainda enfrentam os desafios do início da carreira. Queremos impulsionar essas vozes com visibilidade e reconhecimento real de seus trabalhos”, explica Eduardo Ramos, diretor do AP da 13. Cada artista selecionado de Curitiba receberá R$ 3 mil como cachê para a apresentação, e os artistas do interior ou litoral do estado receberão R$ 4 mil, como forma de valorização e incentivo à circulação cultural. O Festival Novos Olhares será realizado em outubro de 2025, no Teatro José Maria Santos, com seis dias de programação gratuita, incluindo apresentações dos monólogos selecionados;  oficinas formativas; rodas de conversa; e leituras encenadas.

Todas as apresentações contarão com intérpretes de Libras, e dois dias da programação terão audiodescrição, garantindo acessibilidade ao público. As inscrições estão abertas até 29 de junho de 2025, para artistas de todo o estado do Paraná, e podem ser feitas pelo link disponível no Instagram oficial do AP da 13: @apedatreze.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9