Curso gratuito em Londrina vai ensinar a criar adereços de Carnaval com certificação profissional
Com 40 vagas disponíveis, atividade será no Sesc Cadeião entre 1º e 13 de setembro e dará direito a registro no

Entre os dias 1º e 13 de setembro, Londrina recebe a primeira edição do curso “Aderecista para Festas Carnavalescas”, que vai ensinar a confecção de adereços para blocos de rua, escolas de samba, espetáculos e eventos culturais. A atividade é gratuita, presencial e com direito a certificado, acontecendo no Museu do Café do Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52, Centro). As inscrições estão abertas até domingo (31), por este formulário on-line. Ao todo, são 40 vagas para interessados a partir de 16 anos, entre artistas, estudantes e profissionais da área criativa. Não é exigida experiência prévia. O curso terá 50 horas de duração, com aulas ministradas pelo artista curitibano Fábio Flores, reconhecido por sua atuação como aderecista, figurinista e artesão.
A programação será dividida em dois módulos: de 1º a 6 de setembro, das 14h às 18h, e de 8 a 12 de setembro, no mesmo horário. O encerramento ocorre em 13 de setembro, sábado, das 13h às 19h, também no Sesc Cadeião.Além do certificado, os concluintes terão direito ao registro profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho (DRT), via SATED/PR. O projeto é realizado pela AP Produções, com apoio da Prefeitura de Londrina e do Sesc, e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura.
Londrina é a sexta cidade do Paraná a receber o curso, que já passou por Ponta Grossa, Guarapuava, Curitiba, Maringá e Cascavel. As vagas têm critérios de inclusão: 25% destinadas a pessoas negras, 10% a indígenas, 10% a pessoas com deficiência, 10% a LGBTQIAPN+ e 10% a mães solo, com os 35% restantes para ampla concorrência.