Curta “Dança dos Vagalumes” abre inscrições para atores e atrizes em Londrina
Foto Divulgação.

O curta de ficção “Dança dos Vagalumes”, de Maikon Nery, está à procura de atores e atrizes para compor o elenco das filmagens. As gravações irão ocorrer no Assentamento Eli Vive, localizado no distrito rural de Lerroville, em Londrina.

As inscrições já estão abertas e possuem prazo de seleção até o dia 13 de abril, com o início das filmagens no mês de maio. Segundo o diretor do curta-metragem, Maikon Nery, o projeto englobará uma vasta seleção de candidatos. “Estou buscando atores que tenham algum tipo de experiência na atuação cinematográfica, mas também estou aberto a conhecer pessoas interessadas no projeto”, salientou.

Os perfis de atuação buscados para o curta englobam a faixa etária de 50 a 60 e 30 a 40 anos, para mulheres, e 40 a 50 anos e 30 a 40 anos, para homens. Todos os atores e atrizes interessados podem concorrer às vagas preenchendo esse formulário e enviando um vídeo de apresentação com duração máxima de dois minutos. O resultado da seleção será enviado via e-mail aos candidatos escolhidos.

Tendo a memória afetiva do lugar onde cresceu como recurso de transição entre seu passado e presente, a trama, que perpassa entre o ficcional e o documental, revela uma professora que consegue um novo trabalho na escola de uma comunidade onde passou a infância e vivenciou um grande trauma.

Dança dos Vagalumes é o segundo curta-metragem de Maikon Nery e sua estreia na direção solo. Formado em design gráfico pela Universidade Estadual de Londrina, o artista vem desde 2018 produzindo projetos audiovisuais. Partindo de um desejo pessoal, começou a perceber que o cinema seria uma maneira de exprimir suas ideias e concepções.

Ao final de 2022, lançou seu curta inaugural junto a Yan Sorgi, intitulado “A Grande Nuvem de Magalhães”. Desde que foi lançado, o filme recebeu o troféu Francelino França de melhor filme Londrinense, prêmio do júri oficial, na 25ª edição do Festival Kinoarte de Cinema; o prêmio de melhor curta-metragem experimental no 6º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul; uma menção honrosa de melhor curta-documentário, no Festival Internacional de Direitos Humanos 2023 – Under Our Skin, em Nairobi, no Quênia. E também participou da VI Mostra Sesc de Cinema – Panorama Paraná.

O curta “Dança dos Vagalumes” é patrocinado com recursos financeiros do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, viabilizados em Londrina pela Secretaria Municipal de Cultura.

Com informações do N.Com.