A 55ª edição do cineclube Sessão Kinopus exibe, nesta quarta (27), a partir das 19h, dois curtas-metragens de animação produzidos em Londrina e dirigidos por Raquel Deliberador: “O Prédio do Mundo” (2022, 15 min) e “Chorumelas” (2024, 25 min).

Com entrada gratuita e aberta a todas as idades, a sessão será realizada na Sala de Espetáculos do Sesc Cadeião Londrina, localizada na rua Sergipe, 52, no centro da cidade. Ambos os filmes têm acessibilidade completa, com audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendagem descritiva. Além dos dois filmes, será exibido o “Making of do curta Chorumelas” (2024, 9 min).

E, após a sessão, haverá um bate-papo com a participação da diretora Raquel Deliberador, da roteirista e diretora de arte Marília Diogo, e da atriz Mariana Chinchilla, sob mediação do cineasta Rodrigo Grota. Realizado com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), “O Prédio do Mundo” aborda questões como a diversidade cultural e linguística.

Na trama, a mãe da protagonista Helena comprou um prédio, e em cada apartamento veio morar uma família de um país diferente. Nenhuma das famílias fala um idioma comum, então os personagens precisam encontrar formas de se comunicar. Conforme Deliberador, o curta visa incentivar as crianças a conviverem de forma respeitosa e harmoniosa com pessoas de outras culturas. “Inicialmente, pensamos em produzir uma série com foco em despertar o interesse das crianças para outros idiomas, e a ideia foi transformada no curta.

O objetivo é colocar o espectador na pele dos personagens, e por isso os personagens falam em seus idiomas originais, sem tradução”, sublinhou. “O Prédio do Mundo” teve sua estreia na edição de 2022 do Festival Kinoarte de Cinema, e também foi exibido no Festival de Cinema Infantil de Florianópolis e no circuito do Sesc Paraná.

O filme foi produzido pela H2H Visual Media. Já “Chorumelas” conta a história de Guti, um estabanado potinho de plástico que é descartado acidentalmente junto com resíduos orgânicos. Perseguido pela gangue dos alimentos geneticamente modificados, ele precisa passar por uma jornada maluca no lixão para reencontrar sua família de recicláveis. Produzida em conjunto pelo estúdio Kinopus e pela Oeste, de Assis (SP), a obra foi financiada com recursos da Lei Rouanet.

A sessão de amanhã (27) será a primeira voltada ao público geral, mas “Chorumelas” já foi exibido em diferentes ocasiões para alunos de escolas de Londrina e Assis, como contrapartida requerida para a realização do projeto. Segundo a diretora, trata-se de um filme que busca conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem e da separação correta do lixo. “A inspiração veio de uma ocasião em que eu estava com a cocriadora dos dois filmes, a Marília, e o filho dela jogou um potinho de plástico no lixo orgânico.

Então, ficamos imaginando como seria a jornada desse potinho, e desenvolvemos a história. A produção do filme levou dois anos, e inclusive visitamos cooperativas de reciclagem e o aterro sanitário de Londrina para conhecer melhor o tema. O curta envolve diversas técnicas além da animação, como o uso de fotografias e maquetes produzidas com materiais recicláveis”, pontuou Deliberador.

Com informações do N.Com.