“De volta ao Parque” promove atividades gratuitas no Arthur Thomas domingo em Londrina
Organizada pela Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina (Sema), o “De volta ao parque” faz parte das comemorações de reabertura do Parque Arthur Thomas, que ocorre oficialmente na sexta-feira (05). O cronograma conta com atividades culturais gratuitas, que não precisam de inscrição prévia

Neste domingo (07), o público terá a oportunidade de aproveitar um dia de atividades ao ar livre no Parque Municipal Arthur Thomas, com a programação do “De volta ao Parque”. O evento terá início às 14h, se estendendo até as 17h, sendo aberto ao público de todas as idades. Haverá venda de comida e bebida no local, além de artesanatos feitos pelo programa de Economia Solidária. Organizada pela Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina (Sema), o “De volta ao parque” faz parte das comemorações de reabertura do Parque Arthur Thomas, que ocorre oficialmente na sexta-feira (05). O cronograma conta com atividades culturais gratuitas, que não precisam de inscrição prévia.
Para a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Damiani, a programação busca enfatizar a importância de reaproximar a população do parque nessa retomada. “Muitas pessoas hoje não têm contato com a natureza e os parques de nossa cidade são ambientes que podem propiciar este encontro, tão necessário para nossa saúde física e mental”, ressaltou. O cronograma conta com atividades como a exposição de animais taxidermizados, jogos de tabuleiro, contação de histórias, além de uma trilha guiada pelo parque. “Buscamos parcerias com pessoas que amam a causa ambiental e que desenvolvem atividades criativas. Toda a programação tem como objetivo sensibilizar sobre a preservação desse patrimônio natural incrível da área urbana da nossa cidade”, comentou a assessora.
Uma das atividades culturais do evento será conduzida pela Trupe Primavera Jataí: o chamado “Circo de Bambu”. Realizado como uma oficina brincante, crianças de 5 até 11 anos podem brincar de forma livre e guiada pelos percursos intuitivos das estruturas de bambu e nos aparelhos circenses. “A escolha de materiais naturais e reutilizados na fabricação dos equipamentos de circo propõe uma abordagem ecologicamente responsável, bem como possibilita a interação de crianças com materiais, restabelecendo uma relação afetiva entre a natureza e o brincar”, contou Den Macedo, um dos responsáveis pela trupe de circo e teatro.
Além do circo, também estão programadas práticas lúdicas com jogos de tabuleiro, RPG (Role Playing Game) e TCG (Trading Card Games), proporcionadas por representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Cornélio Procópio. “As dinâmicas são pensadas para todas as idades, reforçando conceitos de sustentabilidade e cooperação, e mostrando como nossas escolhas impactam o meio ambiente por meio de reflexões sobre preservação e responsabilidade ecológica”, declarou Maurício Takano, coordenador da atividade.
Fechado desde o fim de 2024, o parque faz parte de uma área de conservação da Mata Atlântica, e reabre após melhorias para trazer segurança e conforto aos visitantes. O “De volta ao parque” espera receber o público para uma tarde divertida e de conscientização sobre a preservação da fauna e flora de Londrina. Com informações do N.Com.
Programação – Confira abaixo a programação completa do “De volta ao Parque”:
14h às 17h – Exposição de Animais Taxidermizados (Polícia Ambiental)
14h às 17h – LÚDICO: jogos de tabuleiro, RPG e TCG (UTFPR – Cornélio Procópio)
14h30 – Contação de História com a Vovó Fofuxa (projeto de extensão da UEL)
14h30 em diante – Oficina Bonecos de Graveto (LAI UEL)
14h30 em diante – Espaço Cola & Cria (colagem e desenho – LAI UEL)
15h às 17h – Circo de Bambu (Trupe Primavera Jataí)
Espaço de leitura para toda a família
Trilha guiada pelo parque (com colaboração de instituições de ensino superior)

