Defesa Civil de Londrina prorroga até dia 28 de maio a arrecadação para a campanha SOS RS
Foto: Bruno Amaral/SMDS

A Secretaria de Defesa Social de Londrina, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), prorrogou para até a próxima terça-feira, dia 28 de maio, o prazo para o recebimento dos donativos em favor da população do Rio Grande do Sul. Seguirão em funcionamento, até essa data, os cinco pontos de arrecadação espalhados pela cidade. O órgão vai seguir a arrecadação conforme uma lista informada pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul com itens prioritários para o momento. Cada doador poderá levar aos pontos de coleta cestas básicas, produtos de limpeza, higiene pessoal, leite, leite em pó, fralda geriátrica, ração animal, cobertores e toalhas. Ainda de acordo com essa listagem, fica suspenso o recebimento de roupas.

Até o momento, a Defesa Civil Municipal já enviou para o RS, aproximadamente, 145 toneladas de donativos entregues pela população londrinense. A logística foi realizada graças a empresas voluntárias que transportaram os donativos gratuitamente. Outras 30 toneladas aguardam o envio. Empresas que tenham disponibilidade e interesse em realizar o transporte do restante das doações devem ligar para a Defesa Social através do telefone 3372-4650. Nesta etapa da campanha, todos os cinco pontos de entrega dos donativos vão funcionar das 8h às 18h. O primeiro é a base operacional da Guarda Municipal, situada na rua São Jerônimo esquina com a avenida Jorge Casoni (região central); o segundo é a sede administrativa da Secretaria Municipal de Defesa Social, localizada na rua Joaquim de Matos Barreto, 333, às margens do Lago Igapó 2; o terceiro é a Base Norte da GM, localizada na avenida Saul Elkind esquina com a rua Joaquina de Oliveira Perfeito.

O quarto ponto é o Centro de Formação da Guarda Municipal, localizado na rua Cristina Jorge, 450, e o quinto é a Base Móvel da GM, ônibus caracterizado que atua diariamente no Calçadão, na esquina das avenidas Paraná e São Paulo. Nas primeiras fases do trabalho, o órgão contou com o apoio de voluntários londrinenses que realizaram um serviço bastante detalhado para separação das roupas por gênero, tamanho, e estação do ano (inverno e verão). Esta ação ajudou a Defesa Civil gaúcha no momento da distribuição para a população afetada pelas inundações.

Quem quiser contribuir com a Defesa Civil na organização dos donativos pode entrar em contato com a página oficial da Secretaria Municipal de Defesa Social no Instagram, @defesasociallondrina e informar sobre sua disponibilidade. Com informações do N.Com.