Defesa Civil de Londrina recebe novos equipamentos para combate a incêndios florestais
Reforço inclui kits com motobombas e reservatórios; investimento estadual visa prevenir impactos durante estiagens prolongadas

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Londrina foi contemplada com novos equipamentos de combate a incêndios florestais, durante a solenidade “Paraná Unido no Enfrentamento à Estiagem e Incêndios Florestais”, realizada na última terça-feira (15), em Curitiba. O evento, promovido pelo Governo do Estado, contou com a participação do governador em exercício Darci Piana e representantes de 100 municípios paranaenses localizados próximos a áreas verdes.
Londrina recebeu dois kits reservatórios de 6 mil litros com motobomba, um kit pick-up com reservatório de 600 litros, motobomba e mangueiras, além de um soprador. O coordenador adjunto da Compdec, Cilson Lima, destacou a importância do reforço: “Esses materiais vêm para estruturar ainda mais a Defesa Civil de Londrina, possibilitando que possamos minimizar os impactos dos incêndios florestais, especialmente nos períodos de estiagem prolongada”.
A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e a Defesa Civil Estadual. O investimento total do governo foi de R$ 22,7 milhões, em resposta ao cenário crítico registrado nos últimos anos. Somente em 2023, o Paraná contabilizou cerca de 13 mil incêndios florestais, mais que o dobro de 2022.