Defesa Civil emite alerta de onda de calor com temperaturas até 5 °C acima da média no Paraná
Aviso vale até quinta-feira (25) e aponta risco leve à saúde, especialmente no Norte e Norte Pioneiro do Estado

A Defesa Civil do Paraná emitiu, na tarde desta terça-feira (23), um alerta de calor intenso para o Estado. O aviso é reforçado por comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que classifica a situação como perigo potencial devido à elevação das temperaturas.
Segundo o Inmet, a onda de calor teve início às 15h desta terça-feira (23) e segue até as 18h de quinta-feira (25). Durante o período, os termômetros podem marcar temperaturas até 5 °C acima da média climatológica por dois a três dias consecutivos, representando risco leve à saúde.
Além do Paraná — com destaque para as regiões Norte e Norte Pioneiro — o alerta também abrange áreas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em alguns municípios do país, as temperaturas podem ultrapassar os 40 °C, associadas ainda a baixos índices de umidade relativa do ar.
Ondas de calor são caracterizadas por períodos prolongados de temperaturas muito acima do normal para a época do ano. Em áreas urbanas, os efeitos tendem a ser intensificados pelo fenômeno da “ilha de calor”, causado pela concentração de concreto, asfalto e edificações, que retêm mais calor.
O Ministério da Saúde alerta que essas condições podem afetar toda a população, especialmente grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças cardíacas, respiratórias, renais ou diabetes, além da população em situação de rua.
Entre os principais sinais de alerta estão transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia. A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima ao apresentar esses sintomas.
Em caso de ocorrências relacionadas ao calor intenso ou outras emergências, a Defesa Civil orienta que a população acione os telefones 199 ou 193.

