Demora no atendimento público compromete saúde de idoso em Londrina

Senhor Waldomiro precisa de acompanhamento com cardiologista, nefrologista e fisioterapeuta, mas enfrenta uma longa fila de espera

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A fila de espera para consultas com especialistas em Londrina segue sendo um grave problema para a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). O Cismepar — Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema — não tem conseguido atender à demanda, e muitos pacientes aguardam por anos por uma consulta. É o caso do senhor Waldomiro Modesto, de 85 anos, morador da zona norte da cidade e vendedor ambulante há 35 anos no calçadão, onde comercializa tapetes e panos de prato.

Ele precisa de atendimento regular com cardiologista, nefrologista e fisioterapeuta, mas enfrenta dificuldades constantes. Desde janeiro de 2025, aguarda uma consulta com o nefrologista. A previsão de atendimento é apenas para agosto. “Eu já estou passando mal há mais de um mês e eles não me chamam. Não tem uma solução”, desabafa. Waldomiro conta que foi internado no Hospital Universitário de Londrina em 2023, onde contraiu uma bactéria que afetou os rins. Desde então, precisa de acompanhamento, exames e medicação. O ciclo de espera é frustrante, ele faz os exames, mas a consulta demora tanto que, quando é finalmente chamado, os exames já estão vencidos, e tudo precisa ser refeito.

No caso da cardiologia, a situação é igualmente preocupante. Waldomiro usa um CDI (Cardioversor Desfibrilador Implantável), equipamento essencial para corrigir arritmias cardíacas graves. A última vez que teve consulta com cardiologista foi em 2024. Desde 2 de setembro daquele ano está na fila de espera e, até agora, não teve retorno. “Minha batida cardíaca era de 40 a 50, abaixo do mínimo, que é 60. Tive que colocar o CDI e preciso de acompanhamento constante”, explica.

Outro problema é a fisioterapia. Waldomiro tem dificuldade para andar por causa de dores nos joelhos. “Se eu descuidar, eu caio como uma criança que tá aprendendo a andar.” Até 2021, ele fazia as sessões, mas, desde 2022, está na fila e nunca mais foi chamado. A dificuldade na mobilidade faz com que ele enfrente desafios para empurrar o carrinho até o ponto de alvará para a venda dos tapetes e panos de prato.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Londrina. Em nota a prefeitura declarou: “A atual gestão recebeu a saúde com uma fila de mais de 9 mil pessoas aguardando a primeira consulta de cardio e de físio são 17 mil pessoas. A secretaria municipal de saúde está trabalhando para ampliar a oferta. Também é importante que a população acesse o “clica & confirma” para confirmar o seu interesse na consulta. O programa foi lançado no final de abril para qualificar a fila e saber exatamente quantas pessoas ainda aguardam por consulta. Para isso a pessoa precisa entrar no site da secretaria de saúde para acessar este site.”  A reportagem perguntou ainda sobre a situação do idoso Waldomiro, e não teve resposta até o fechamento da matéria.

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Redação Paiquerê FM News

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