DER-PR lança edital para anteprojeto de duplicação do Contorno Norte de Rolândia
Projeto inclui quase 8,3 quilômetros de novas pistas e cinco interseções em desnível; investimento estimado é de R$ 1,5 milhão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o edital para contratação do anteprojeto de engenharia da duplicação do Contorno Norte de Rolândia, na região Norte do Estado. O plano prevê 4,97 quilômetros de duplicação na PR-323, que forma o contorno, e mais 3,3 quilômetros da PR-170, além da adequação do acesso ao distrito de Nossa Senhora Aparecida. O investimento estimado é de R$ 1.508.058,68.
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a duplicação reforça o papel estratégico da rodovia. “O Contorno Norte de Rolândia é um importante corredor logístico, e sua duplicação vai garantir fluidez, segurança e desenvolvimento para toda a região Norte”, afirmou. O anteprojeto incluirá estudos para acostamentos, vias marginais, correção de curvas e cinco interseções em desnível — quatro na PR-323 (com a BR-369, Estrada São Rafael, Rua Barão do Rio Branco e PR-170) e uma na PR-170 com a Avenida Júlio Braz Damasceno. Outras interseções receberão readequações em nível, como rotatórias e trevos.
O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiati, explicou que o trecho tem alto volume de tráfego de longa distância, servindo como rota entre o Paraná e São Paulo. Por isso, o estudo considerará obras de arte especiais, passarelas, iluminação rodoviária e abrigos de ônibus, entre outras melhorias. A sessão pública da licitação está marcada para o dia 4 de dezembro, no portal Compras.gov.
Após a contratação, o prazo para elaboração do anteprojeto será de 10 meses. As primeiras etapas incluem contagens de tráfego, levantamentos topográficos e geológicos, estudos ambientais e hidrológicos, além da avaliação estrutural do pavimento existente. A duplicação do contorno e a adequação do acesso ao distrito serão realizadas de forma independente, mas dentro da mesma empreitada.

