Desemprego sobe para 7% no 1º trimestre de 2025, mas atinge menor nível para o período desde 2012

Apesar do aumento trimestral, número de desempregados caiu 10,5% em relação ao ano passado, segundo

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Imagem ilustrativa

A taxa de desemprego no Brasil foi de 7% no primeiro trimestre de 2025, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (30) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice representa um aumento de 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (6,2%), mas uma queda de 0,9 ponto percentual na comparação com o mesmo período de 2024, quando a taxa era de 7,9%. Apesar do crescimento trimestral, o resultado representa a menor taxa de desocupação para um primeiro trimestre desde o início da série histórica do IBGE, em 2012. Segundo o levantamento, o número de pessoas desocupadas no país chegou a 7,7 milhões, um aumento de 13,1% (mais 891 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior, mas uma redução de 10,5% (menos 909 mil pessoas) na comparação anual.

A população ocupada foi estimada em 102,5 milhões, com queda de 1,3% no trimestre (menos 1,3 milhão de trabalhadores), mas crescimento de 2,3% em relação a 2024 (mais 2,3 milhões de ocupados). O nível de ocupação no país — que representa a proporção de pessoas em idade de trabalhar que estão empregadas — ficou em 57,8%. Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, explicou que o aumento da taxa no início do ano é um movimento sazonal, devido à dispensa de trabalhadores temporários contratados para o fim de ano. Ainda assim, segundo ela, a taxa de 7% indica que o mercado de trabalho brasileiro segue aquecido. Com informações do G1.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9