No próximo dia 31 de dezembro, o portal do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) passará por manutenção e atualização de sistemas, realizadas pelo próprio órgão e pela Secretaria Estadual da Fazenda. Durante esse período, alguns serviços poderão ficar indisponíveis, incluindo a emissão de guias, que será retomada normalmente a partir de 2 de janeiro.
Entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, a emissão de guias de pagamento poderá ser impactada. Nos demais dias, os cidadãos poderão acessar mais de 80 serviços online, como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão de segunda via da CNH, documentos, pagamento de débitos e multas via PIX, consulta de informações e primeiro emplacamento online. Para os usuários que precisarem de serviços referentes a 2024, o Detran-PR orienta que as solicitações sejam feitas até 30 de dezembro. Pagamentos realizados após essa data serão processados apenas a partir de 2 de janeiro.
IPVA 2025 e Atendimento da Receita Estadual
A emissão das guias do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 estará disponível somente a partir de 1º de janeiro no site oficial do IPVA. A Secretaria Estadual da Fazenda informa que a emissão de guias de anos anteriores não será afetada.
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual continuará funcionando durante o recesso, com exceção dos dias 24 e 31 de dezembro (após as 13h) e nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro. Já as agências da Receita Estadual estarão fechadas entre 20 de dezembro e 3 de janeiro, retomando o atendimento ao público em 6 de janeiro.
O Detran-PR reforça que os cidadãos devem planejar com antecedência a utilização dos serviços, especialmente em virtude da manutenção prevista.
Atenção a Golpes e Novas Regras
O órgão também alerta sobre golpes relacionados a falsos leilões de veículos e informa que, a partir de 2024, estará em vigor uma nova lei que elimina a necessidade de retestes e permite o reagendamento gratuito de exames em até 30 dias.
Essas mudanças visam facilitar o acesso aos serviços e aumentar a segurança dos usuários. Com informações AEN