Dez mulheres da cadeia pública participam da 2ª fase do Vestibular da Uel
Um total 216 pessoas privadas de liberdade foram aprovadas na 1ª fase do concurso | Foto: Soraya Ursi

Das 25 mulheres privadas de liberdade da Cadeira Pública Feminina que se inscreveram para o vestibular 2024 da UEL, dez fazem as provas da segunda fase e disputam uma vaga no curso de Letras. As provas acontecem neste domingo (26) e segunda-feira (27). Alguns cursos terão prova também na terça-feira (28).

“Eu estou lendo Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior. Este é um dos dez livros que vai cair no vestibular na UEL”, conta Sandra (nome fictício), 38 anos que  conta que quer estar pronta para conviver e ser exemplo para o filho de 7 anos quando deixar a cadeia. “Eu quero muito passar. Por mim, primeiramente, porque é um sonho que vou estar realizando, e por causa dele. Quero muito ficar com ele”, diz.

Além da carceragem feminina, as provas também serão aplicadas na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) I, II e III; Casa de Custódia, Patronato Penitenciário e no Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon). Um total 216 pessoas privadas de liberdade foram aprovadas na 1ª fase do concurso, considerando que 570 pessoas nestas condições se inscreveram para o Vestibular. A primeira convocação do Vestibular será divulgada em 16 de janeiro de 2024.

Com informações da Lume.