Dia D de Multivacinação aplica mais de 8 mil doses em Londrina e amplia proteção contra a gripe

Ação realizada em 13 UBSs e na Feira da Saúde reforçou a campanha estadual; vacinação contra influenza está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Vivian Honorato / NCom / Arquivo

O Dia D de Multivacinação, promovido pelo Governo do Paraná no último sábado (10), resultou na aplicação de 8.744 doses de vacinas em Londrina. Desse total, 7.768 foram doses da vacina contra a gripe (influenza) e 976 de outras vacinas do calendário nacional. A ação mobilizou 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural, que permaneceram abertas das 8h às 17h, além de integrar a programação da V Feira da Saúde, no pátio do Hospital da Zona Sul, onde foram aplicadas 220 doses.

Durante o evento, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde também avaliaram 3.974 carteiras de vacinação, reforçando a importância da atualização vacinal para todas as faixas etárias. A abertura oficial ocorreu na UBS do Alvorada, com presença do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e da secretária municipal, Vivian Feijó.

No mesmo dia, o governo estadual ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos seis meses de idade. Segundo Beto Preto, a medida foi tomada para evitar desperdício de doses e ampliar a imunização antes do inverno rigoroso. “No ano passado, quase 700 mil doses sobraram no estado. Não podemos repetir isso. A hora de se vacinar é agora”, destacou.

A secretária Vivian Feijó fez um apelo diante do cenário de superlotação nas unidades de atendimento infantil e escassez de vagas em UTI pediátrica. “A vacina reduz os sintomas, as complicações e pode evitar internações e até óbitos, principalmente entre idosos, gestantes e pessoas com comorbidades”, alertou.

A vacina contra a gripe fornecida pelo Ministério da Saúde é do tipo tríplice, protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B — os mais comuns no hemisfério sul nos últimos meses. As UBSs de Londrina continuam aplicando a vacina contra a gripe durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. Para se vacinar, basta comparecer à unidade de referência com documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9