Dia da Padroeira: fé, cultura e atrativos atraem milhares de turistas ao Paraná em outubro

O turismo religioso representa o terceiro maior segmento de atrativos no Paraná, com um mapeamento de 494 locais que incluem templos, igrejas, santuários e monumentos de diversas tradições. Municípios preparam missas, procissões e eventos culturais que atraem romeiros, fortalecem a identidade paranaense e movimentam a economia local

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Além de proporcionar experiências espirituais, esses espaços convidam os visitantes a se aprofundarem na rica história, na cultura e na gastronomia de cada região. Foto: Gilson Abreu/AEN

Em outubro, o Paraná se consolida como um dos principais destinos do turismo religioso no Brasil. A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) destaca a relevância das celebrações em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do País. Milhares de fiéis são aguardados em diversas cidades paranaenses para participar de uma vasta programação que inclui missas, procissões, novenas e eventos culturais. Essas festividades, que se estendem por todo o mês, não apenas fortalecem a fé dos devotos, mas também impulsionam a economia de pequenos e grandes municípios.

O secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, enfatiza que as festividades transcendem o aspecto puramente religioso. “Eventos como as festas em homenagem à padroeira e aos santos padroeiros são mais do que celebração da fé. Eles reforçam o sentimento de pertencimento de todos os paranaenses e turistas a cada território do nosso Estado, criando uma rota de fé que conecta municípios, cultura e economia”, afirma.

O turismo religioso representa o terceiro maior segmento de atrativos no Paraná, com um mapeamento de 494 locais que incluem templos, igrejas, santuários e monumentos de diversas tradições. Além de proporcionar experiências espirituais, esses espaços convidam os visitantes a se aprofundarem na rica história, na cultura e na gastronomia de cada região.

“O segmento religioso é um dos mais importantes do Estado porque ele não envolve apenas o conhecimento das diversas expressões da fé, abrangendo também a cultura, gastronomia, arquitetura, história e muitos outros componentes que sustentam o turismo religioso. A grande oferta de atrativos traz retorno positivo ao setor, criando empregos, gerando renda e dando destaque aos municípios”, ressalta o coordenador do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha.

De acordo com a responsável pelo turismo religioso na Setu, Alessandra Xavier, este é um dos segmentos estratégicos do Paraná. “A Semana da Padroeira é uma oportunidade para mostrar a riqueza dos nossos 494 atrativos mapeados e consolidar o Estado como referência nacional em fé, cultura e turismo”, diz.

Ao transformar a devoção em um potente movimento cultural e turístico, o Paraná não apenas celebra a Padroeira do Brasil, mas também reforça sua posição de destaque no cenário nacional, oferecendo fé, hospitalidade e uma rica tradição a todos os seus visitantes.

Destaques das celebrações no Estado:

ITAIPULÂNDIA – A cidade que abriga a maior estátua de Nossa Senhora Aparecida no Sul do País realiza a 20ª Novena em Honra à Padroeira, de 3 a 12 de outubro. Com o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, a programação inclui novenas, missas e a tradicional romaria até a imponente imagem de 26 metros de altura, um dos marcos do turismo religioso paranaense.

CURITIBA – Na Capital, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Sítio Cercado, preparou uma ampla programação para o dia 12 de outubro. Às 8h30, haverá procissão saindo da Praça das Tendas, seguida de missa solene, às 10h. Ao meio-dia, será servido almoço comunitário e, às 14h, um show de prêmios. O encerramento ocorre às 19h, com missa de ação de graças. O novenário, entre os dias 3 e 11, terá celebrações diárias às 19h ou às 20h, acompanhadas de confraternização e venda de comidas típicas.

No Alto da Glória, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também terá programação especial, com missas ao longo do dia 12, finalizando com missa solene, às 19h.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – Na Região Metropolitana, a Paróquia Senhor Bom Jesus terá atividades nos dias 11 e 12 de outubro, com missa solene, almoço festivo, bingo e venda de comidas típicas.

GUARAPUAVA – O Santuário Nossa Senhora Aparecida promove celebrações de 1º a 12 de outubro, com Terço Mariano, missas, gastronomia típica e atrações culturais, reforçando a tradição da festa na região.

CASCAVEL – A Catedral Nossa Senhora Aparecida organiza uma das maiores festas do Estado, a 73ª Festa da Padroeira, com novenas, missas, praça de alimentação e eventos como a Carreata da Fé, a Corrida e Caminhada da Fé e a Motociata da Fé. A 4ª edição da Corrida da Fé, em particular, deve atrair mais de 2 mil atletas neste ano.

LONDRINA – O Santuário de Nossa Senhora Aparecida chega à sua 28ª festa, com expectativa de atrair milhares de devotos. A programação inclui novena, carreata, bênção de veículos, Vésperas Solenes com troca do manto da imagem e sete missas no dia da Padroeira.

FRANCISCO BELTRÃO – No Sudoeste, a 44ª Romaria ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida acontece entre 3 e 12 de outubro, com o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida”. A expectativa é reunir milhares de fiéis durante os dez dias de celebrações.

ASTORGA E TAPEJARA – Além desses municípios, em Astorga será realizada a 18ª Novena de Nossa Senhora de Aparecida e em Tapejara acontecem as tradicionais Festividades de Nossa Senhora da Aparecida – ambas ocorrem de 03 a 12 de outubro. Com informações da AEN.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9