Dia Nacional da Imunização reforça importância das vacinas e alerta para baixa cobertura no Paraná
Com 31 vacinas disponíveis pelo SUS, Estado reforça ações para ampliar proteção da população e prevenir doenças graves

Celebrado nesta segunda-feira (9), o Dia Nacional da Imunização chama atenção para a importância das vacinas como ferramenta essencial na prevenção, controle e até erradicação de doenças. No Paraná, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), reforça o compromisso com a proteção da população, incentivando a atualização da caderneta vacinal em todas as fases da vida.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná oferece gratuitamente 48 tipos de imunobiológicos – sendo 31 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. O Estado se destaca nacionalmente em algumas coberturas, como a da BCG, com 98,8% de adesão, bem acima da média nacional. A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) também alcança 98,25%. Apesar dos avanços, a vacinação contra a gripe ainda preocupa. Em 2025, já foram registrados 10.635 casos e 523 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado, a maioria em pessoas não vacinadas. A cobertura entre os grupos prioritários segue baixa: apenas 46,75% dos idosos, 34,73% das crianças e 31,37% das gestantes receberam a vacina — a meta é 90%.
O Paraná também disponibiliza vacinas como a antirrábica humana, a Jynneos (contra a Mpox) e outras específicas para grupos especiais por meio do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). A estratégia de imunização no Estado vai além dos postos: ações estão sendo levadas para escolas, praças e comércios para facilitar o acesso da população.
Principais vacinas disponíveis no SUS:
BCG – contra tuberculose
Pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B
Pneumocócica 10-valente – contra pneumonia e meningite
Meningocócica C e ACWY – contra meningite
Rotavírus – contra diarreia grave
VIP – contra poliomielite
DTP e dTpa – contra difteria, tétano e coqueluche
Tríplice viral – contra sarampo, caxumba e rubéola
Hepatites A e B – contra infecções virais
HPV – contra verrugas genitais e câncer de colo do útero
Varicela – contra varicela
Febre amarela – contra febre amarela
Covi-19 – contra infecção
Influenza – contra a gripe
Tetra viral – contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela
Pneumo 23 – protege contra a pneumonia.