Disque 100 recebe mais de 121 mil denúncias no primeiro trimestre
O serviço pode ser considerado como "pronto socorro" dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante

De janeiro a março deste ano, a plataforma Disque 100 registrou mais de 121,5 mil denúncias de violações de direitos humanos, de acordo com o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que agora será atualizado trimestralmente. A grande maioria das denúncias diz respeito a ameaças e ataques à integridade física ou psíquica das vítimas, relatadas em 99.482 e 99.506 das denúncias, respectivamente.
O Disque Direitos Humanos – Disque 100 é um serviço disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante. Qualquer pessoa pode reportar alguma notícia de fato relacionada a violações de direitos humanos, da qual seja vítima ou tenha conhecimento.
Londrina libera e amplia vacinação contra gripe para vários grupos
As mulheres representaram 60,59% das vítimas, com a maioria das denúncias sendo na faixa etária de 70 a 74 anos. Crianças e adolescentes foram o grupo mais vulnerável, correspondendo a 36,4% das denúncias, seguidos pelos idosos com 23,25%. A maior parte das violações ocorreu na casa onde reside a vítima e o suspeito. O ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, apela para que a sociedade se engaje na utilização do Disque 100, tanto denunciando violações como atuando no desenvolvimento e promoção de políticas públicas.
Com informações da Agência Brasil.