Do consultório para a feira: o algodão doce foi inventado por um dentista!
Parece ironia, mas é verdade: o algodão doce foi criado por um dentista no século

Quando pensamos em algodão doce, logo vem à mente aquela nuvem açucarada cor-de-rosa das festas infantis e parques de diversão. Mas o que pouca gente sabe é que esse doce tão popular foi inventado por ninguém menos que… um dentista!
A invenção surgiu em 1897, quando o dentista William Morrison, em parceria com o confeiteiro John C. Wharton, desenvolveu uma máquina capaz de derreter o açúcar e transformá-lo em finíssimos fios que, enrolados em um palito, se tornavam a delícia que conhecemos hoje.
Os dois apresentaram a novidade na Feira Mundial de St. Louis, em 1904, e batizaram a invenção de Fairy Floss (algo como “fio de fada”). O sucesso foi instantâneo: venderam mais de 68 mil unidades durante o evento!
Ironicamente, o doce criado por um dentista se tornou um símbolo do consumo de açúcar — exatamente o que os profissionais da odontologia costumam combater. Ainda assim, o algodão doce tem menos açúcar do que muitos outros doces: uma porção média leva cerca de 30 gramas, menos que uma lata de refrigerante.
Hoje, o algodão doce é encontrado em diversas cores, sabores e formatos, encantando gerações ao redor do mundo. E tudo começou com a criatividade de um dentista que, ao invés de arrancar sorrisos, resolveu adoçá-los.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm