Dormir é mais essencial que comer? Entenda por que o sono pode ser mais vital que a comida

Estudos mostram que o corpo humano resiste mais tempo sem comida do que sem sono — e a privação total do sono pode até ser fatal

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução

Pode parecer surpreendente, mas é verdade: o corpo humano consegue sobreviver mais tempo sem comida do que sem sono. Enquanto é possível ficar até dois meses em jejum, dependendo da condição de saúde da pessoa, a privação total de sono por mais de 11 dias pode ser fatal.

O motivo está no impacto direto que a falta de sono causa no organismo. Sem dormir, o corpo entra em colapso rapidamente. As consequências incluem falhas neurológicas, desregulação hormonal e imunológica, alucinações, perda de memória e, em casos extremos, falência de órgãos.

Já no caso da falta de alimento, apesar de provocar fraqueza extrema, perda de peso e deficiências nutricionais graves, o corpo entra em modo de sobrevivência, utilizando reservas de gordura e músculo para continuar funcionando.

Essa curiosidade reforça a importância do sono como um dos pilares fundamentais da saúde humana — tão essencial quanto respirar e manter o coração batendo.

Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm

PUBLICIDADE
Marketing Paiquerê FM

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.