É verdade que o chiclete leva 7 anos para ser digerido?

A crença popular de que a goma de mascar permanece no estômago por anos não tem base científica. Na prática, o corpo elimina o chiclete em poucos dias, embora sem digeri-lo

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post

Quem nunca ouviu, na infância, o aviso de que engolir chiclete faria a goma permanecer no estômago por sete anos? O mito é antigo e muito difundido, mas não resiste à ciência.

Segundo especialistas, ao ser engolido, o chiclete percorre o sistema digestivo e é eliminado pelas fezes em cerca de 40 horas, assim como a maior parte dos alimentos. O corpo humano não possui enzimas capazes de digerir a base da goma — feita de elastômeros, resinas e ceras. No entanto, isso não significa que ela fica presa no organismo. A goma apenas passa intacta pelo trato intestinal, sendo expelida de forma semelhante a outros alimentos não digeríveis, como o milho.

A ideia de que o chiclete levaria anos para ser digerido pode ter surgido pelo fato de ele ser um material resistente no meio ambiente, demorando muito tempo para se decompor no solo. Mas no corpo humano, o destino é bem mais rápido.

Existe risco em engolir chiclete?

Para adultos, engolir um chiclete de vez em quando não costuma trazer problemas. Em situações muito raras, pode ocorrer obstrução intestinal, mas isso exigiria a ingestão de uma grande quantidade.

Nas crianças pequenas, porém, o cuidado deve ser redobrado. O trato digestivo mais estreito aumenta o risco de obstruções, além da possibilidade de engasgos, já que as vias aéreas delas são menores. Por isso, não é recomendável que crianças abaixo de 3 anos consumam chicletes.

Conclusão

O mito de que chicletes permanecem no organismo por sete anos é infundado. Nosso corpo não digere a goma, mas consegue eliminá-la naturalmente em poucos dias. Engolir uma goma de vez em quando não representa risco, mas o consumo exagerado pode causar complicações — especialmente em crianças. O ideal continua sendo descartar o chiclete de forma correta após o uso.

📌 Com informações de especialistas em gastroenterologia

PUBLICIDADE
Marketing Paiquerê FM

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.