Eclipse Solar Anular será parcialmente visível em Londrina nesta quarta-feira, 2 de outubro
foto: Divulgação/GEDAL

Nesta quarta-feira (2), ocorrerá um Eclipse Solar Anular, também conhecido como “anel de fogo” e será visível em algumas regiões do Brasil. No Brasil, o eclipse será parcialmente visível, principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, como em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. O fenômeno acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, mas, por estar mais distante, não cobre o Sol completamente, deixando um “anel de fogo” ao redor.

Em Londrina, o Grupo de Estudos e Divulgação da Astronomia de Londrina (GEDAL) informou que o eclipse cobrirá cerca de 10% do Sol, começando às 16h54, atingindo seu pico às 17h40 e terminando às 18h26. O GEDAL alerta sobre os cuidados ao observar o fenômeno, recomendando a utilização dos filtros de máscara de soldador nº 14, o mais forte, que podem ser encontrados em lojas de ferramentas.

Para quem quiser observar com segurança, o GEDAL realizará um evento gratuito na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, com telescópios e filtros disponíveis a partir das 16h.