Educação divulga lista de profissionais habilitados para escolha de diretores da rede estadual
Edital reúne aprovados na Prova de Habilitação “Consulta Diretores”; posse dos novos gestores está prevista para janeiro de

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou nesta quinta-feira (18) o edital nº 64/2025 – GS/Seed com a lista de profissionais aprovados na Prova de Habilitação “Consulta Diretores”, etapa que integra o processo de escolha dos diretores das escolas estaduais. A votação junto à comunidade escolar ocorreu no dia 2 de dezembro, e a posse dos diretores designados está prevista para 2 de janeiro de 2026.
Participaram como candidatos professores e funcionários efetivos da rede estadual, além de docentes contratados em Regime Especial (PSS), estes últimos autorizados a concorrer apenas em escolas do campo e das ilhas, quando não havia servidor efetivo inscrito. Todos os participantes precisaram cumprir os requisitos previstos em edital, incluindo aprovação no curso de formação de gestores e na Prova de Habilitação.
A escolha dos diretores foi realizada por meio de voto direto, secreto e facultativo, com participação de alunos a partir de 16 anos, pais ou responsáveis e servidores das escolas. Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o modelo fortalece a gestão escolar. “A participação da comunidade escolar na escolha dos diretores fortalece o vínculo entre a escola e seu território, além de garantir lideranças preparadas para enfrentar os desafios do cotidiano escolar e promover um ambiente de aprendizagem cada vez mais acolhedor e eficiente”, afirmou.
O processo é conduzido por comissões consultivas compostas por representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar, como professores, funcionários, pais e alunos, sob coordenação das Comissões Consultivas Central e Regionais da Secretaria da Educação.
A definição dos diretores ocorre a cada quatro anos, no segundo semestre do último ano do mandato vigente. Neste ano, o processo contou com 1.452 candidatos habilitados para concorrer ao cargo em 1.115 colégios da rede estadual de ensino.
Para serem considerados habilitados, os candidatos passaram por duas etapas eliminatórias. A primeira consistiu na participação e aprovação em um curso de formação em gestão escolar. A segunda foi a prova presencial sobre os conteúdos do Programa de Desenvolvimento de Liderança, aplicada nos dias 19 de outubro e 5 de novembro.

