Educação e Tiro de Guerra realizam mutirão para organizar estoque de uniformes escolares em Londrina
Objetivo é contabilizar sobras para otimizar próxima compra e garantir entrega em

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Tiro de Guerra, iniciou nesta semana uma força-tarefa para organizar, separar e contabilizar as peças de uniforme escolar que estavam armazenadas nas unidades da rede municipal. O trabalho está sendo feito no antigo barracão do IBC desde segunda-feira (18) e segue até sexta-feira (22).
A contagem ocorre das 8h às 12h com apoio de soldados do Tiro de Guerra e da equipe de Controle de Estoque da SME. No período da tarde, até 16h30, a atividade continua apenas com os servidores municipais. Ao todo, 22 pessoas participam do mutirão, sendo 12 servidores e 10 soldados. Até o momento, cerca de 80% das peças já foram separadas e organizadas. Anualmente, cada estudante da rede municipal recebe um kit com seis peças: duas camisetas de manga curta; uma camiseta de manga longa; uma calça; uma bermuda; e uma jaqueta.
De acordo com a gerente de Controle de Estoque da SME, Marly Serrato Garcia, o levantamento é fundamental para evitar desperdícios e planejar com precisão a compra de novos kits. “Havia muitas sobras acumuladas nas escolas desde 2018. Essa organização é imprescindível para garantir economicidade e otimizar o controle das peças”, afirmou. Após a conclusão da contagem, a secretaria fará o empenho das peças e a emissão da ordem de serviço, assegurando que os uniformes cheguem aos alunos no início de 2026.
Segundo Garcia, a ideia de envolver o Tiro de Guerra surgiu em uma reunião de planejamento entre a secretária da pasta e a diretora pedagógica. “Foi uma forma de agilizar uma demanda urgente, já que havia peças guardadas nas escolas e que precisavam ser retiradas para organização centralizada”, explicou.